fbpx
Logo Criarte

Fatias de mercado: share of mind x share of heart x share of voice

Você já ouviu falar das fatias de mercado? Sabe o que é share of mind? Talvez você não conheça ainda, mas ignorar esses conceitos pode ser um erro fatal para a sua empresa.

Neste texto, veja como algumas pesquisas podem mudar o rumo do seu negócio.

O que é uma fatia de mercado?

A fatia de mercado, também conhecida como market share, é um conceito empregado para definir qual é a participação que a sua empresa tem em um determinado mercado. E por que isso é importante?

Imagine que, de um ano para o outro, suas vendas começaram a cair em um nível considerável, sem que você e nenhum dos gerentes ou dos diretores da empresa esperassem por isso. A falta de preparo para essa situação tornou necessária a implementação de medidas drásticas e, depois disso, o clima na empresa não ficou muito legal.

Uma pesquisa de fatia de mercado poderia ter evitado que sua empresa fosse pega de surpresa, ao mostrar que, mesmo com um bom lucro esse ano, a projeção era de que a concorrência tomasse mais espaço no mercado se continuasse a crescer na velocidade indicada pela pesquisa.

Esses e outros dados, como o número de possíveis consumidores que ainda não foram atraídos por uma empresa, são úteis para direcionar esforços financeiros e estratégicos, capazes de mudar o destino de um negócio.

Dentro da fatia de mercado existem subcategorias que medem diferentes aspectos relevantes para um negócio. Veremos três deles neste texto: share of mind (fatia da mente), share of heart (fatia do coração) e share of voice (fatia de voz).

Share of mind

Determina o quão forte é a presença da sua marca na mente do público geral, ao listar, por ordem de lembrança, as marcas que as pessoas mencionam em determinado momento. Como quem não é lembrado não é considerado como opção, o share of mind serve como um indicador de sucesso da sua estratégia de marketing.

Share of heart

Mede, subjetivamente, o “carinho” que o consumidor tem por uma marca. Em outras palavras, serve como um ranking de satisfação entre as marcas, cujos parâmetros de avaliação são determinados pelo consumidor.

Ele é útil para traçar comparativos de estratégias de marketing, fazendo com que seu negócio fique de olho na concorrência, com uma visão mais estratégica. Também pode servir, de acordo com o formato da pesquisa, para descobrir quais experiências com a marca foram boas ou ruins, aos olhos do cliente.

Share of voice

O quanto falam da sua empresa por aí? Diferente do share of mind, que mostra o quanto a sua marca é lembrada por um indivíduo e traça uma média, o share of voice mostra o quanto os consumidores falam abertamente da sua marca.

Antes, quando a internet ainda engatinhava e o outbound marketing reinava como forma de contato com o consumidor, o share of voice era calculado de acordo com a quantidade de espaço publicitário que a sua marca tinha.

Hoje, com a evolução das redes sociais e de ferramentas de análise, é possível calcular essa média com dados diversos das mais diferentes plataformas e mídias. Uma hashtag com o nome do seu produto ou uma foto com a localização de GPS da sua loja fazem parte do pacote!

Saber o quanto falam da sua marca pode ser importante por vários motivos. Uma empresa como a Starbucks pode avaliar o sucesso de um novo produto, baseando no quanto ele é mencionado pelos usuários em suas redes sociais.

Fazer pesquisas de fatias de mercado é algo que exige bastante conhecimento e estudo, principalmente envolvendo os limites do seu mercado. Conhecer os dados do share of mind, share of heart e share of voice permite que seu time de marketing tenha uma melhor ideia de como interagir com o consumidor em diferentes níveis, seja online ou offline.

Se você quer usufruir de todos os benefícios disso, o primeiro passo é fazer uma segmentação de mercado que aprimore o marketing. E aí, o que está esperando? Boa leitura!

Mais posts