fbpx

Vídeo marketing: conteúdo em vídeo ainda é a grande tendência para 2019

Que o cenário mercadológico atual está cada vez mais competitivo e que o marketing de conteúdo é imprescindível para o sucesso de um empreendimento todos já sabem. O que é preciso entender neste momento são as ferramentas mais eficientes para vencer a disputa pelo espaço digital.

Quer saber por que o vídeo marketing continua como tendência para 2019 e o que as empresas estão perdendo quando deixam de usar vídeos em suas estratégias? Então continue a leitura deste artigo e mantenha-se atualizado sobre as melhores práticas.

Por que vídeos são importantes?

O Twitter, que sempre foi conhecido por limitar as informações a poucos caracteres de texto, adotou um player de vídeo. O Instagram, rede social focada em fotos, conta hoje com uma ferramenta focada no compartilhamento de vídeos. Até o Facebook, depois de muitos anos, resolveu dar destaque para a publicação de vídeos, sejam ao vivo ou não. Por quê?

Até meados dos anos 2000, ter aparelhos capazes de gravar vídeos não era para qualquer um. As câmeras digitais e webcams foram mudando isso aos poucos, até que a chegada dos primeiros celulares populares com câmeras e a popularização da internet fez com que as nossas vidas mudassem completamente.

Hoje, pessoas que nunca pisaram em um estúdio de televisão podem criar seus próprios programas na internet e muitas delas montaram negócios sólidos em cima disso. Compartilhar momentos das nossas vidas em vídeo virou tendência à medida que mais pessoas ganhavam acesso aos smartphones.

De acordo com um gráfico exibido pelo portal de empreendedorismo digital Recode, após a adoção do recurso de Stories no Instagram, que deu as caras em 2016, a rede social teve um aumento de 400 milhões de usuários diários em menos de 2 anos. Nem todos os stories são compostos por vídeos, mas eles compõem uma boa parcela do conteúdo publicado, tendo tornado-se uma forma de interação entre os usuários.

Quais são as tendências do vídeo marketing?

Vídeos com influenciadores

Segundo a pesquisa Video Viewers, realizada pela Google em 2017, 99% de quem assiste a vídeos na internet usa o YouTube. Isso significa que estamos cada vez mais acompanhando o trabalho de pessoas comuns que fazem vídeos para a internet. Há influenciadores digitais que chegaram à casa dos milhões de fãs. Eles postam vídeos em suas redes sociais para falar de um determinado assunto e esporadicamente acabam falando sobre produtos e serviços. A diferença deles para um apresentador de TV está em dois pontos: a proximidade com o público, devido à interação online, e a especificidade do tema.

Tem uma loja que vende computadores e acessórios? Fazer uma campanha com influenciadores que utilizam esse tipo de produto pode ser uma boa opção, pois eles atraem um público com o mesmo perfil, como gamers e aficionados por tecnologia.

Vídeos para mobile

A pesquisa feita pela Google também informa que 7 a cada 10 brasileiros possuem um smartphone e que 84% deles usam o aparelho para assistir a vídeos online. Como a tendência é de que este número aumente, a dica é trabalhar com vídeos curtos, de 2 a 5 minutos, que possam ser consumidos sem causar exaustão aos usuários mobile, ou outros problemas, como o consumo da franquia de dados.

A ideia é que estes vídeos contem com o mesmo estilo de conteúdo produzido pelos influenciadores, mas com toda a produção feita pela empresa.

Vídeos de bastidores

Ferramentas como o Instagram Stories permitem que a empresa tenha uma interação mais pessoal com o consumidor por meio de espiadas nos bastidores, feitas facilmente com um smartphone. O fato de o stories ser apagado em 24h e de ser composto por vídeos de curta duração ajuda a manter o interesse do consumidor em sua marca com uma frequência quase diária.

Trabalhar com vídeos oferece às empresas uma imensidão de possibilidades e benefícios. Redução de custos com publicidade, chance de alcançar nichos de uma forma mais direta e um toque mais humano para a marca são apenas alguns deles.

Curtiu este texto e quer ver outras dicas de como trabalhar com vídeo marketing em sua empresa? É só compartilhar esta publicação com seus amigos e ficar de olho em nosso blog.

Mais posts