fbpx

A importância do vendarketing para aumentar o seu ticket médio

O vendarketing é um termo que mistura as palavras vendas e marketing. Corresponde a iniciativa de unir esses dois departamentos da empresa sob os mesmos objetivos, métricas e processos produtivos para que sejam gerados resultados de mais qualidade de maneira totalmente integrada.

É uma alternativa superior a atuar de forma separada, onde podem ser frequentes os desencontros de ideias e a falta de alinhamento pode prejudicar seus resultados. Com os departamentos de vendas e marketing atuando em união, um dos benefícios que você pode aproveitar é aumentar o ticket médio da sua empresa.

No entanto, o trabalho com o vendarketing deve ser conduzido adequadamente para trazer os resultados desejados. Não se trata apenas de colocar o time de vendas e o de marketing em uma mesma sala e esperar que se integrem. Diversos processos precisam ser adaptados e certas ações devem ser desenvolvidas para potencializar seus retornos.

Veja a seguir de que formas de aumentar o seu ticket médio com o vendarketing.

Crie um SLA (service level agreement)

Para que seja possível atrair um bom volume de potenciais clientes e fidelizá-los, é necessário determinar quais são as responsabilidades de cada um dos envolvidos. Como o objetivo é aumentar o ticket médio da empresa, os times de vendas e marketing devem estabelecer como o lead deve evoluir conforme tem contato com a sua empresa.

Para isso, é preciso contar com um SLA (service level agreement), que é um mapa do caminho efetuado pelo seu cliente com as responsabilidades de cada envolvido no vendarketing devidamente sinalizadas. É nesse momento que serão definidas as metas de cada equipe e de que forma os leads serão qualificados e entregues.

Unifique a língua dos dois setores

Padronizar processos é um ótimo meio para aumentar o ticket médio por meio do vendarketing, mas isso precisa vir ao lado de uma padronização de discurso. Tanto o time de vendas como o de marketing têm que falar a mesma língua para que todos se entendam e as ações não sejam prejudicadas por falhas de comunicação.

Isso significa permitir que ambas as partes compreendam de que forma a outra trabalha e quais são os papeis desempenhados por cada um em seus processos. É importante definir a importância de cada ação e de que maneira têm um impacto nos resultados.

Integre suas ferramentas

A tecnologia é uma grande aliada dos negócios, então a sua empresa provavelmente faz uso de algumas ferramentas inteligentes para facilitar o dia a dia. Como parte de uma iniciativa de vendarketing, é necessário que as equipes de vendas e marketing também compartilhem o uso desses recursos.

Por exemplo, seja qual for a ferramenta de CRM usada pelo time de vendas tem que integrar quem atua à frente das campanhas de marketing. Ao mesmo tempo, os recursos utilizados para impactar leads em potencial precisam ser acessíveis por quem trabalha no time de vendas. Analise todas as ferramentas usadas pelas duas equipes e integre todos os processos possíveis.

O vendarketing pode trazer uma série de benefícios para empresas de diversas áreas diferentes. Não faz sentido manter departamentos tão importantes de forma separada, já que juntos conseguem melhorar bastante os seus próprios resultados e, assim, proporcionar ganhos superiores à marca. O principal deles é conseguir aumentar o ticket médio da empresa e ajudar sua equipe a bater suas metas.

Quer ajuda nesse trabalho? Então siga até a página de contato do site e converse conosco!

Mais posts