Todos querem aparecer no Google e, assim, alguns acabam caindo na tentação de utilizar técnicas que prometem retornos rápidos ao se aproveitar de brechas no sistema do Google. No entanto, não se engane: são formas bastante eficazes de ter o seu site penalizado e sumir completamente da página de resultados.
Existem táticas de todos os tipos que se dizem destaque rápido e fácil, mas você deve sempre suspeitar de tais promessas. A maioria delas se aproveita de falhas no algoritmo do Google ou enganam o próprio usuário para que dê relevância ao seu conteúdo mesmo que ele não mereça.
Você não precisa e nem deve depender de tais artifícios para ganhar visibilidade no Google. Existem diversos métodos legítimos que proporcionam resultados de qualidade e não ameaçam a sua empresa de uma penalização séria no sistema. Aprender o que não fazer é tão importante quanto o conhecimento a respeito de quais caminhos seguir.
Veja as 5 principais técnicas que você não deve usar para aparecer no Google:
1. Copiar conteúdo dos outros
Por maior que seja a vontade de contar com muito conteúdo em seu site, você precisa resistir à tentação de copiá-lo de outros espaços. O algoritmo do Google é inteligente o bastante para detectar quando isso acontece, afinal, ele tem um banco de dados bem vasto. O seu site será duramente penalizado se conteúdo duplicado for encontrado, então, dedique tempo e os esforços adequados a criar um material realmente original.
2. Exagerar nas palavras-chave
Quem conhece pelo menos um pouco a respeito de SEO sabe da importância das palavras-chave para conquistar relevância e acessos. No entanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar. Ao utilizar muitas palavras-chave em seu conteúdo ao ponto de perder o sentido, você fará keyword stuffing. A prática é condenada pelo Google e o seu site será penalizado caso seja detectada.
3. Usar texto invisível
Na tentativa de enganar o algoritmo do Google e fazê-lo achar que o seu site tem mais conteúdo relevante do que realmente possui, muita gente apela para o uso de texto invisível. Ou seja, enchem suas páginas de termos estratégicos, mas usando a mesma cor do fundo. Pode parecer engenhoso, mas é uma técnica que vai causar fortes penalidades ao seu site. Prefira trabalhar apenas com palavras-chave relevantes em suas páginas.
4. Comprar links em outros sites
Contar com links vindos de outras páginas da web é uma ótima forma de aumentar a sua relevância junto ao Google e ganhar destaque entre os resultados. No entanto, o caminho para fazer isso não é pagando por espaço em outros sites. O algoritmo é capaz de qualificar as origens desses vínculos e pode penalizar o seu conteúdo caso perceba que se trata de uma fraude. Em vez disso, você deve conquistar links legítimos, de preferência em sites relacionados ao seu.
5. Usar hospedagens gratuitas
Apesar de parecer uma boa forma de economizar, utilizar hospedagens gratuitas pode atrapalhar os seus resultados. Tudo tem um preço e, se o seu serviço não custa nada, então há algo sendo conquistado como compensação pela empresa que você contratou. A maioria desses serviços insere códigos maliciosos nas páginas, além de invalidar seus esforços em SEO ao substituir seu código-fonte pelo deles.
Tendo em vista a importância de aparecer no Google, é muito importante para os seus resultados que você se mantenha dentro das regras do buscador. O algoritmo dele fica mais inteligente a cada atualização, portanto, não pense que algumas táticas obscuras serão capazes de enganá-lo. Em vez disso, é possível obter resultados excelentes ao trabalhar a favor do sistema, com técnicas legítimas de SEO.
Vamos falar mais sobre autoridade digital? Veja aqui no blog de que formas ela consegue aumentar a sua conversão de vendas.