Você se empolga ao publicar um conteúdo e receber centenas de corações? É realmente muito bacana perceber esse retorno. Entretanto, você sabe exatamente quantos desses likes realmente se converteram em vendas? Se a resposta é não, é preciso se preocupar com as métricas de vaidade.
À primeira vista, uma página com muitas curtidas e seguidores pode ser bastante positiva aos olhos da concorrência e de futuros clientes. A tendência é que, ao procurarem por determinado produto e serviço e observarem uma página bem avaliada, se sintam mais seguros para fechar negócio.
Contudo, essas ações não promovem informações necessárias para que você otimize suas campanhas. Continue a leitura do artigo e descubra por qual motivo você deve ter cuidado com esses indicadores. Acompanhe!
O que são as métricas de vaidade?
As métricas de vaidade são números ou dados, como o número de likes em um post no Facebook, que expõem a atividade dos usuários com o perfil de uma empresa nas redes sociais, mas que não revelam muita coisa.
Esse número deve ser analisado com muita cautela, pois não auxiliam nos processos de tomada de decisões. Por exemplo: se você lança um app que teve um total de 500 downloads, como ter certeza de que as 500 pessoas estão de fato fazendo uso dele?
Concordamos que números altos impressionam, entretanto, de nada adiantam se não estão contribuindo para as vendas. Afinal, o objetivo de qualquer estratégia é gerar lucros para o negócio.
Para isso, é necessário avaliar o desempenho de maneira que revelem oportunidades de negócio e mostrem como otimizar essas ações.
Quais são as métricas realmente relevantes para as empresas?
Para atingir os objetivos mencionados acima, não basta colecionar um grande número de likes. Conheça agora quatro métricas relevantes que auxiliam neste processo:
Taxa de Conversão
Antes de investir em uma campanha de marketing digital, é necessário estabelecer um objetivo. A ele se dá o nome de conversão.
A taxa de conversão serve para medir o retorno esperado em relação ao valor investido para atingir esse objetivo. Resultados entre 2% e 3% podem ser considerados satisfatórios. Com esse número em mãos, você pode modificar as campanhas até atingir o valor esperado.
LTV
A sigla vem da expressão em inglês “Lifetime Value”, que define o quanto um cliente vale para você.
Essa métrica é muito importante para avaliar quantos clientes voltam a fazer negócio com a sua empresa. Quanto maior o retorno para novas compras, mais valioso esse cliente será.
CAC
O Custo de Aquisição por Cliente ou CAC é uma métrica que revela o quanto um cliente custa para você.
Para descobrir, primeiro é preciso definir o período a ser calculado e as despesas de marketing e vendas nesse intervalo de tempo. Esse custo deve ser somado e dividido pelo número total de clientes conquistados no mesmo período, e depois cruzado com outros indicadores, como o ticket médio e o próprio LTV.
Número de leads
Os leads são os consumidores em potencial, sendo essa métrica muito valiosa porque está diretamente relacionada com as possibilidades de aumentar o número de clientes da empresa.
Monitorar o número de leads é fundamental para produzir os conteúdos corretos que vão atrair os visitantes para o blog da marca.
Quais são os riscos de se prender às métricas de vaidade?
Como você pôde perceber, os riscos de se prender apenas à quantidade de corações é que não há maneiras de adivinhar a relação do cliente com a sua marca considerando apenas esse número.
Para que as estratégias sejam bem direcionadas e de fato produzam um resultado satisfatório é preciso que esses dados sejam mensurados. Afinal, a melhor forma de conquistar clientes e vender mais é conhecer esses consumidores e saber o que esperam.
As métricas de vaidade não são inúteis, mas é preciso que haja cuidado na hora de observá-las. Todo negócio inicia suas operações buscando a lucratividade e, se as ações não estiverem bem alinhadas, pode gerar prejuízos.
A Criarte é uma agência especializada em marketing que oferece seus serviços de maneira estratégica de acordo com o público, e pode ajudar nessa missão. Siga o nosso perfil no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e tenha acesso ao nosso conteúdo exclusivo. Esperamos por você!