Quanto custa anunciar no Instagram? A resposta para essa pergunta será diferente de acordo com a realidade e os objetivos de cada anunciante. Você já conhece os tipos de anúncios disponíveis na plataforma? Tem dados relevantes sobre o seu público-alvo?
Neste texto veremos quais são as possibilidades presentes no Instagram para quem deseja trabalhar com tráfego pago, e por que essa é a rede social para investir em anúncios atualmente.
Por que anunciar no Instagram?
Assim como o Facebook, o Instagram oferece diferentes tipos de anúncio, e cada um deles pode ter um efeito distinto para o seu negócio, mas antes de conhecê-los, é bom que você entenda a principal diferença entre as duas redes sociais, pois há uma particularidade que faz com que os anunciantes do Instagram tenham uma vantagem gigantesca em relação aos concorrentes que não fazem esse tipo de investimento.
Enquanto o Facebook permite o compartilhamento de links em suas postagens tradicionais, o Instagram apresenta diversas restrições para isso. Há duas formas de divulgar um link na plataforma sem enviar uma mensagem direta.
A primeira é adicionando o link à biografia do seu perfil, que é um modo muito discreto e burocrático de divulgação por envolver mais de uma etapa para levar ao clique.
A segunda é postando um stories com um link anexado, essa é uma forma mais prática e rápida de divulgá-lo, mas o recurso é liberado apenas para perfis com mais de 10 mil seguidores.
Ao trabalhar com anúncios no Instagram, qualquer um deles, é possível publicar links que podem ser clicados diretamente no feed, além de links em anexo no stories sem a restrição do número de seguidores do seu perfil.
Levando em consideração que o mobile representa 50% das vendas online do Brasil, segundo pesquisa publicada em 2018, ter links clicáveis em uma plataforma como o Instagram, usada prioritariamente pelo celular, é uma grande vantagem.
Quais os tipos de anúncio no Instagram?
Estes são os modelos de anúncio disponíveis atualmente no Instagram:
- imagem: anúncio estático de uma imagem ou foto no feed;
- vídeo: anúncio em vídeo no feed;
- anúncio em carrossel: até 9 imagens ou vídeos, vistos individualmente e em sequência cada vez que a pessoa desliza a tela para os lados. Também é exibido no feed;
- anúncio de coleção: diferente do carrossel, a coleção exibe no feed, em formato de colagem, as imagens ou vídeos selecionados por você, fazendo com que o público tenha uma visão geral do que é apresentado no anúncio sem precisar deslizar a tela para os lados;
- anúncio em stories: funciona da mesma forma que um stories comum, podendo ser publicado em vídeo ou imagem, individualmente ou em sequência.
Assim como no Facebook, o orçamento dos anúncios pode ser configurado de acordo com as necessidades da sua empresa. Você pode decidir se eles serão cobrados por clique ou impressões, gerir quanto tempo cada um ficará no ar (com o mínimo de um dia) e, até mesmo, em quais horários eles podem aparecer para o público.
Essa versatilidade na exibição dos anúncios, aliada à escolha de demografia e interesses do consumidor, é algo exclusivo do digital e permite que empresas com um baixo orçamento de marketing consigam ter sucesso no Instagram.
Um anúncio razoavelmente configurado, por exemplo, pode conseguir alcançar facilmente mais de 30 mil impressões com menos de R$ 100,00, de acordo com o público-alvo.
Outra vantagem é que os anúncios do Instagram podem ser configurados diretamente pelo celular no App da plataforma, de maneira intuitiva e prática. A configuração pelo App não é completa como no desktop, mas dá a liberdade ao anunciante para que ele não deixe de aproveitar um insight do momento para fazer um anúncio com alguma tendência, enquanto está fora de casa ou do escritório.
E aí, deu para entender por que é uma boa ideia trabalhar com essa rede social? Quando perguntarem a você quanto custa anunciar no Instagram, compartilhe este texto nas redes sociais como resposta.