fbpx

Por que o Inbound não sobrevive sem o fluxo de nutrição de leads?

Uma estratégia de inbound marketing é capaz de trazer excelentes resultados para a sua empresa. É o caminho para aproximar a sua marca do público que você deseja atingir e transformá-la em uma referência em seu segmento. No entanto, tudo isso somente é possível ao contar com uma boa nutrição de leads.

O funcionamento do inbound marketing é bastante simples. O público é atraído por conteúdo de qualidade e inicia um contato com a sua marca. Para que essas pessoas se tornem clientes, é necessário mantê-las engajadas com a sua comunicação para que eventualmente cheguem até o momento de decidirem pelo seu produto.

Como mantê-las seguindo pela jornada de compra em contato com a sua empresa? O segredo está na nutrição de leads, que envolve impactar continuamente essas pessoas com conteúdo ao mesmo tempo em que qualifica esse público e gera dados estratégicos para você aproveitar em suas ações.

Quer saber mais sobre nutrição de leads e o papel que ela desempenha em uma estratégia de inbound marketing? Então, confira o restante do artigo!

O que é nutrição de leads

O termo nutrição de leads significa enviar conteúdo relevante de forma contínua a quem forneceu seus dados à empresa, seja por meio de um formulário de contato ou uma landing page de captação.

A nutrição de leads tem um propósito muito importante: qualificar a audiência. Isso faz com que aquelas pessoas com mais chances de se tornarem clientes avancem no funil de vendas até decidirem pelo seu produto.

Ao mesmo tempo, a nutrição de leads permite que a sua empresa obtenha dados cada vez mais estratégicos desse público conforme ele se engaja com o seu conteúdo. A partir dessas informações, você pode desenvolver uma comunicação ainda mais estratégica e segmentada.

Como fazer uma boa nutrição de leads

Como o objetivo da nutrição de leads é impactar o público com conteúdo relevante, um pré-requisito para começar esse trabalho é conhecer muito bem as necessidades e motivações da sua audiência. Somente ao entender o que ela precisa você poderá oferecer o melhor material a ela.

A sua nutrição de leads pode ser muito bem planejada por meio de um mapa ou um fluxograma. Seja como for, você tem que planejar visualmente cada gatilho que poderá gerar disparos de e-mail com conteúdo segmentado. Quais ações revelam interesse em quais materiais?

Lembre-se de levar em conta o estágio do funil de vendas em que o público está. O topo de funil requer conteúdo mais leve, focado em descobrir um problema. Já mais perto do fundo, você pode começar a oferecer um material mais aprofundado, para quem quer soluções efetivas.

Comece já a sua nutrição de leads

A sua estratégia de nutrição de leads precisa ser um processo constante em sua campanha de inbound marketing. Nunca interrompa esse trabalho, já que isso contribuirá para que os seus leads esfriem e você perca o timing para transformá-los em clientes.

Todo conteúdo já criado por você em nome da sua empresa pode ser considerado para a nutrição de leads. É muito importante avaliar tudo o que você tem à disposição e planejar de que forma esse material será usado para contribuir para o avanço do público no funil de vendas.

Agora que você já conhece o funcionamento da nutrição de leads e o quanto ela é importante para uma estratégia de inbound marketing, comece a planejar a sua abordagem. Leve em conta o perfil do seu público e monte um fluxo que faça sentido para as características dele.

Aprenda mais sobre como deixar a sua estratégia mais inteligente. Veja aqui no blog como extrair resultados melhores a partir da automação de marketing.

Mais posts