Conforme a tecnologia evolui, as estratégias de marketing ganham novos meios para impactar positivamente o seu público. Um exemplo disso são as notificações push: capazes de trazer atenção para a sua empresa no momento certo e com alta precisão, podem alavancar os seus resultados.
Você, provavelmente, já recebe diversas notificações push de seus aplicativos no smartphone. São avisos de e-mails, comentários nas redes sociais, algum famoso twittou, entre outros. Além de tudo isso, é possível usar essa tecnologia como um canal de marketing para a sua empresa.
O uso de notificações push no marketing nem precisa estar associado somente ao celular. Recentemente, os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox passaram a suportar esse recurso, permitindo que sites e blogs começassem a enviar esses alertas para visitantes que fizessem o opt-in.
Como funcionam as notificações push?
O envio de alertas personalizados pode se dividir em dois tipos: via mobile e via web. Os dois têm essencialmente o mesmo papel, que é trazer atenção para alguma novidade da sua empresa. A principal diferença é o espaço onde ocorrem: no celular ou no computador. Para cada um, podem existir vantagens e particularidades.
Já pensou poder avisar os seus leitores que você publicou um novo artigo no seu blog? Com o uso de notificações push, isso é possível. Mesmo que a pessoa não esteja no seu site naquele momento, ela receberá o alerta e poderá dar início a uma nova visita para você. Trata-se de um impulso de audiência gigantesco que você pode aproveitar.
Em aplicativos mobile, elas também servem para atrair visibilidade, mas podem oferecer outros tipos de serviços. Dependendo da natureza do seu negócio, pode ser que os seus clientes necessitem de alertas para determinados eventos. Por exemplo, uma loja pode avisar sobre as movimentações da entrega do produto ou promoções em determinada área.
Como implementar as notificações push na sua estratégia?
As notificações push são suportadas pelos principais navegadores de internet e sistemas operacionais móveis da atualidade. Há grandes chances de seu público-alvo já ter acesso a esse recurso, então vale muito a pena experimentar a viabilidade dele no contexto da sua estratégia de marketing.
Se você utiliza WordPress para as suas publicações, pode instalar o plug-in Pushcrew. Ele permitirá que você envie um alerta no momento em que fizer uma publicação e também em outros momentos que preferir. Trata-se de uma maneira bastante eficaz de engajar o seu público e trazê-lo ao seu site sempre que surgirem novidades e quando você julgar estratégico.
No caso de um aplicativo para celular, é necessário ter um alinhamento próximo com a sua equipe de desenvolvimento para que o produto seja capaz de enviar os alertas que você deseja. Prefira ter total liberdade para disparar notificações com conteúdo personalizado para que atue como um legítimo canal de marketing para sua empresa.
Como acertar na implementação de notificações push?
Para ter sucesso com a implementação de notificações push no seu site, é necessário divulgar essa possibilidade. Afinal, trata-se de um recurso de opt-in, ou seja, o seu usuário precisa ativá-lo de sua livre vontade. Utilize pop-ups e destaques nas suas páginas chamando a atenção do visitante para esse recurso, detalhando algumas de suas vantagens.
No mobile, o processo é um pouco semelhante. Basta veicular um aviso ao ter seu aplicativo aberto pela primeira vez, pedindo a autorização do usuário para enviar-lhe notificações push. Para aumentar a satisfação dele, você pode oferecer configurações detalhadas sobre o tipo de alerta enviado.
Certifique-se de fazer diversos testes. Procure entender melhor o comportamento do seu público ao disponibilizar conteúdo diferente nos alertas e medir a performance deles em comparação aos demais. Assim, será possível acertar cada vez mais.
O que achou dos benefícios das notificações push para a visibilidade da sua empresa? Trata-se de um recurso bastante valioso que pode aproximar ainda mais o seu público da sua comunicação, bastando implementá-lo adequadamente. Fique de olho em como outras empresas utilizam essa funcionalidade para se inspirar.
Acompanhe mais do nosso conteúdo nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.