fbpx

O que é tipografia e como ela deixa o design da marca mais forte?

Aumentar a participação de mercado de uma determinada marca é necessário para alavancar o negócio. Por causa da alta concorrência e aumento no número de ofertas, os clientes se tornaram minuciosos. Assim, a identidade visual passou a ser uma importante característica no momento de adesão a um produto.

A tipografia é o elemento em que grandes empresas têm investido para trazer modernidade e inovação. Essa tendência busca criar vínculos emocionais com as pessoas para oferecer o produto.

Diante desse novo padrão com forte apelo relacionado à imagem é preciso se reinventar. Por isso, mostramos neste post a importância de entender o que é tipografia e como ela faz a diferença para o reconhecimento da companhia. Confira!

O que é tipografia?

O design gráfico está sempre em busca de pontos que formem uma boa semiótica — uso de signos e símbolos na comunicação — para melhorar o desempenho de acordo com cada estratégia. Sem dúvida, dentro dessa área a tipografia desempenha um papel de destaque.

A tipografia é a arte que vai configurar e organizar as letras de acordo com o que a marca quer transmitir. Sua aplicação é abrangente, passando por cartazes, logotipos e livros que mostrem cuidado com características particulares e pessoais.

Essa criação visual da palavra abrange estilo, arranjo, formato e cor dos caracteres para passar a mensagem desejada. Com os demais elementos gráficos, traz boa legibilidade, independentemente de onde for aplicada.

Qual impacto causa a tipografia na composição da marca?

Sendo a base da comunicação e da escrita, a tipografia causa grande comoção visual. Muitos cometem o erro de ignorá-la, pois acreditam que não é algo que possa gerar impacto. Por isso, ter uma boa noção sobre como ela pode sensibilizar o cliente ajuda a empresa a se sobressair em seu ramo de atuação.

Algumas marcas presentes no mercado são referências por terem desenvolvido conteúdos tipográficos icônicos e que marcaram gerações. A Coca-Cola é um desses grandes exemplos, afinal por meio da sua fonte é possível identificar rapidamente a empresa.

Já a Netflix redefiniu em 2014 sua fonte, mantendo alguma semelhança com o padrão original, mas trazendo suavidade nas linhas. Tudo isso com o objetivo de acompanhar a tendência de simplicidade estética. Ainda no universo dos serviços de streaming, o Spotify mantém em seu logo uma tipografia enraizada desde a fundação da empresa com apenas sutis mudanças.

Como utilizar a tipografia em favor da marca?

Uma gama de fontes tipográficas são criadas pelos designers a todo momento. Afinal, com o passar do tempo surgem novas leituras que se refletem no gosto das pessoas. Por isso é importante manter-se sempre atualizado em relação às tendências de design.

Junto a um profissional, a marca consegue fazer uma análise do recado que quer passar. Com isso, é possível atribuir estilo e identidade à empresa em relação ao seu visual. Indiscutivelmente esse elemento tem um grande peso no layout.

Ao conversar com um especialista, será oferecida a utilização de fontes já existentes ou a criação de uma nova fonte, alinhada com o que se quer transmitir. Uma fonte pode trazer suavidade ou peso, racionalidade ou romantismo. O local também é algo a se considerar por meio dos fatores culturais, econômicos e políticos.

Quais são as referências tipográficas no mercado atual?

Entender o que é tipografia e seus diferentes usos e aplicações é apenas uma peça na semiótica. Entretanto, como num quebra-cabeça, é uma peça importante para oferecer uma estrutura completa. Nessa construção da identidade visual é necessário um olhar mais atento para não perder o foco da marca.

Se o objetivo é trazer modernidade, as melhores opções de fontes são infinity, futura, helvetica neue, san francisco e century gothic. Para um visual mais retrô é comum usar fontes como hooverville, bellerose, geomancy e hagin type.

No momento da escolha do tipo de letra é comum ver as fontes serif — ideais para transmitir confiança e formalidade, sendo muito usadas em livros. Já as sans serif são o oposto e muito utilizadas no meio digital por terem fácil escalabilidade em dispositivos eletrônicos.

Em suma, a tipografia é basilar para fortalecer a identidade de sua marca. Por isso, invista nela!

Está precisando de ajuda profissional? Então entre em contato com nossa agência!

Mais posts