fbpx

Afinal, o que é e para o quê serve o gratuito MailChimp?

Investir na criação e manutenção de uma lista de e-mail é um dos requisitos básicos para qualquer negócio que deseja aumentar as vendas e ter um bom vínculo com seus clientes. O problema é que nem sempre as empresas sabem como fazer isso, e é aí que entra o MailChimp o que é a ferramenta? Quais são as suas vantagens e como elas podem ser usadas de graça? É isso que veremos neste texto.

O que é o MailChimp?

Em 2001, uma agência estrangeira de web design focada em atender grandes empresas acabou percebendo as necessidades que os pequenos negócios tinham quando o assunto era e-mail marketing.

Foi pensando em melhor atender os seus clientes de pequeno porte que o software MailChimp foi criado. A ferramenta deu tão certo que, anos depois, acabou virando algo independente da agência, sendo hoje um dos softwares de e-mail marketing mais conhecidos e usados no mundo.

Para o que serve o MailChimp gratuito?

Assim como na época da sua criação, o MailChimp continua oferecendo soluções de e-mail marketing simples e práticas para pequenas empresas, e muitas delas estão disponíveis de forma gratuita. Isso significa que é possível, sim, para qualquer negócio, começar uma estratégia de e-mail marketing sem precisar deslocar grandes verbas para isso logo no primeiro momento.

A seguir, confira alguns dos recursos gratuitos disponíveis na ferramenta:

  • construção de landing pages;
  • formulários pop-up;
  • criação de Google, Facebook e Instagram Ads na plataforma;
  • automação de marketing;
  • personalização de datas especiais;
  • teste A/B.

Com a automação de marketing, por exemplo, você pode notificar a sua lista sempre que um novo conteúdo é publicado no blog da empresa, enviar um e-mail de boas-vindas para quem acabou de se inscrever na lista, presentear clientes recorrentes com cupons de desconto, entre outras coisas.

A personalização de datas especiais serve para dar um toque mais pessoal, ajudando a sua empresa a dar descontos a um cliente na época de seu aniversário ou outras datas, enquanto o teste A/B oferece algumas possibilidades de personalização no envio dos e-mails, como alteração do conteúdo, frases usadas, assunto do e-mail e horário do envio, para que sua equipe descubra que abordagem funciona melhor com cada tipo de cliente.

Sim, tudo isso, segundo o próprio site da ferramenta, pode ser feito gratuitamente. Parece bom demais para ser verdade, né?

Todos os recursos mencionados, assim como muitos outros disponíveis gratuitamente, podem ser utilizados dentro das seguintes limitações:

  • até 2000 inscritos em sua lista de e-mail;
  • até 12000 envios de e-mail por mês.

Esses números são altos o suficiente para que uma empresa tenha os primeiros retornos positivos com a ajuda da plataforma e, posteriormente, opte por um dos planos pagos do MailChimp.

O MailChimp não tem desvantagens?

Apesar do ótimo desempenho no modo gratuito, o MailChimp apresenta algumas desvantagens. Essas, no entanto, terão muita ou pouca importância de acordo com o tipo do seu negócio e a formação da sua equipe.

A ferramenta, por exemplo, está toda em inglês, assim como os textos de suporte e tutoriais oficiais, algo que pode ser um ponto negativo para certas equipes ou profissionais que estejam empreendendo sozinhos.

Além disso, como dito no início do texto, a ferramenta é focada em soluções simples para pequenos negócios. A construção de um funil de vendas detalhado, por exemplo, não é tão robusta quanto a presente em outras ferramentas, tornando o MailChimp menos atraente para quem trabalha com poucos produtos, principalmente quando são vendidos fora de uma loja online.

A ferramenta dá, no entanto, bastante ênfase ao e-commerce, com opções de notificação para abandono de carrinho ou até mesmo o envio de uma lista de produtos pelos quais o cliente se interessaria. Caso o seu modelo de negócio não englobe um e-commerce, o leque de atuação com o MailChimp será menor.

Se você tem interesse em saber mais sobre outras formas de impulsionar o seu negócio com a ajuda da internet, confira o nosso texto sobre 5 ferramentas de Inbound Marketing que você não deve dispensar!

Mais posts