O Inbound Marketing é uma metodologia moderna, que tem sido aplicada em empresas do mundo todo, de vários tamanhos e segmentos de mercado. E não se trata de nenhuma tendência, mas de um modelo de negócio estabelecido há anos, que continua evoluindo e entregando resultados consistentes.
Mas antes de aplicá-lo na sua empresa, você precisa entender o que é Inbound Marketing. Veja agora tudo que engloba essa metodologia e como ela pode ajudar você a ter mais sucesso.
O que é Inbound Marketing?
Por muito tempo, o marketing consistiu em interromper as pessoas por meio de anúncios. Com a evolução da tecnologia, foi criada a metodologia conhecida como Inbound Marketing, ou marketing de atração.
A ideia é simples: em vez de interromper as pessoas, atraí-las, usando conteúdo de qualidade, que tire suas dúvidas e ajude-as a decidir o que vale a pena comprar.
Quais são as vantagens do Inbound Marketing para a sua empresa?
Existem muitas vantagens em usar o Inbound Marketing como estratégia de atração e fidelização de clientes na sua empresa. Entre as principais, podemos destacar:
- geração de leads: através das estratégias Inbound, é possível criar um processo contínuo de geração de leads;
- aproximação com os clientes: fornecer um conteúdo relevante estabelece autoridade e confiança para os possíveis clientes e parceiros, o que torna a relação com eles mais próxima;
- aumento das vendas: o Inbound não facilita só a geração de leads, mas também a preparação deles até a venda, ou seja, aumenta as receitas da empresa;
- previsibilidade de renda: por se tratar de um processo calculado, é possível conseguir saber quanto esperar de renda, e otimizar esses valores com investimentos pontuais;
- redução de custo por oportunidade: é natural que, com a eficácia maior das estratégias, o custo por oportunidade diminua. Seus recursos serão gastos com maior precisão.
Como o Inbound Marketing funciona?
Se você achou que uma estratégia tão eficaz seria complexa demais, vai se surpreender. Na verdade, é muito simples entender o modelo sobre o qual o Inbound Marketing funciona. São apenas 4 as etapas do processo de Inbound:
- atração: visitantes chegam ao site pela primeira vez e entram em contato com seu conteúdo;
- conversão: visitantes regulares são convertidos em leads, normalmente ao preencher um formulário com dados pessoais em troca de um material gratuito, como um e-book ou uma ferramenta útil;
- fechamento: depois de um bom processo de preparação recebendo mais conteúdo, os leads são convertidos em clientes;
- encantamento: o processo de Inbound não termina na venda. O pós-venda bem-feito garante que clientes se tornem promotores da marca, gerando novas vendas.
Quais são as estratégias que fazem parte do Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é a metodologia, mas, dentro dela, existem diversas estratégias que podem ser aplicadas, seja individualmente ou de forma integrada entre si.
As principais estratégias, que são opções de retorno comprovado sobre o investimento, são:
- marketing de conteúdo: consiste em produzir um conteúdo relevante que responda dúvidas comuns e explique conceitos que a pessoa precisa entender. Blogs corporativos são o principal elemento dessa estratégia;
- e-mail marketing: a melhor forma de nutrir os leads gerados, ou seja, manter o interesse deles vivo por oferecer novos conteúdos, escolhidos de acordo com seus interesses;
- redes sociais: essenciais para conquistar novos clientes e engajar os fãs da sua marca com o conteúdo produzido. Também podem ser usadas para gerar leads e até vender.
Agora você já sabe o que é Inbound Marketing e a quantidade de estratégias que ele engloba. Mas, além disso, fica claro o quanto vale a pena se aprofundar em conhecer melhor essa metodologia e aplicá-la na sua empresa. Afinal, os resultados são impressionantes, e isso não deve mudar tão cedo.
Gostou de aprender mais sobre o que está envolvido nessa incrível metodologia de marketing? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este direto no seu e-mail!