fbpx

O que é brand equity e como ele pode ajudar minha marca?

Uma empresa não se sustenta apenas com os seus produtos e lucros. Afinal, grandes marcas podem perder todo o espaço que conquistaram, mesmo após altos investimentos e resultados satisfatórios. Para garantir que isso não aconteça com você, é necessário entender o que é brand equity.

Trata-se de um conceito que ajuda você a enxergar caminhos para aumentar a relevância e a influência da sua marca junto ao mercado e audiência. É o meio para fazer com que as pessoas percebam um valor legítimo nos seus produtos e serviços, contribuindo para que se afastem dos concorrentes.

Quer saber mais sobre como o brand equity pode ajudar sua empresa? Então, confira a seguir, de que formas ele pode oferecer um impulso de visibilidade e proporcionar resultados cada vez melhores.

O que é brand equity?

Brand equity se refere à forma como a marca é vista, o seu valor no mercado. É algo que vai além de simplesmente atrair público com ofertas de produtos mais baratos, ou campanhas de marketing mais chamativas. Valor de marca significa transformar a empresa em um símbolo e ganhar admiradores.

Por se tratar de algo abstrato, não é possível medir a força de uma marca. No entanto, você pode traçar uma estimativa a partir da análise de algumas métricas qualitativas. Por exemplo, se a sua empresa inspira defensores, que se identificam com a proposta de valor dela, então você pode estar no caminho certo.

Pensar em brand equity envolve se preocupar com a maneira que você se posiciona no mercado. Permanecer no silêncio não é mais vantajoso, já que hoje em dia é esperado que as empresas sirvam como reflexo dos seus públicos. Se você deseja atrair mais clientes, é preciso construir uma boa relação, ganhar respeito e confiança deles e, ainda, fidelidade à marca.

Quais os três pilares do brand equity?

Veja a seguir os três pilares do brand equity que sustentam a base desse conceito:

Influência no mercado

São as marcas que ditam as tendências do mercado. Ou melhor, as mais influentes fazem isso. Deve ser o seu objetivo inserir a sua empresa nesse grupo seleto. A Netflix, por exemplo, foi responsável por revolucionar o que se entendia por acesso a entretenimento. Hoje o serviço de streaming é popular, em boa parte, graças a ela.

Percepção de valor

Se o cliente entende que há valor do produto de uma marca, aquilo se torna um grande atrativo para a aquisição. O brand equity permite desenvolver métodos para agregar valor às entregas geradas e, assim, fortalecer o seu posicionamento. Um exemplo é a rede Outback, que promete proporcionar momentos inesquecíveis em seus restaurantes baseando-se apenas na força de valor dela.

Lealdade à marca

O que acha de causar um efeito tão significativo no seu público, de forma que os mantenham fiéis mesmo surgindo alternativas mais baratas no mercado? Por que será que a Apple permanece popular mesmo tendo produtos com preços tão acima da média? Isso acontece, entre outros motivos, devido aos vários consumidores leais que conquistou por meio dos valores e benefícios atribuídos à ela, como status, exclusividade, alta tecnologia, prestígio, funcionalidade etc.

Por fim, vale lembrar que é essencial ter um bom planejamento para alcançar o sucesso desejado com a sua marca. Para isso, você pode contar com a ajuda de um time que entenda o que é brand equity e como construí-lo. Que tal trazer uma agência de marketing para trabalhar para a sua empresa? Assim, você poderá contar com as melhores estratégias para alcançar os seus objetivos ao empregar os mecanismos certos.

O que achou do conceito do brand equity? Você pretende implementá-lo em sua empresa? Conte para a gente nos comentários.

Mais posts