A otimização do seu site precisa sempre estar em dia. Assim como mudanças podem ocorrer no algoritmo dos buscadores, também é essencial que você saiba antecipar problemas e resolvê-los antes que prejudiquem seus retornos. Então, para estar no caminho certo, a análise de SEO precisa fazer parte da sua rotina.
SEO significa “search engine optimization” (ou otimização para mecanismos de buscas) e envolve uma série de configurações, que precisam ser realizadas no seu site para garantir que ele seja interpretado corretamente pelo sistema de sites da Google. Isso faz com que o seu conteúdo ganhe posições melhores entre os resultados de pesquisas relacionadas.
Para que possa trazer benefícios à visibilidade do seu site, a sua estratégia de SEO precisa ter qualidade. Se ficar abandonada depois de um tempo, pode estagnar e parar de gerar bons retornos para a sua empresa. É por isso que você deve priorizar o SEO de forma regular.
Pensando nisso, veremos neste post todos os passos que você deve seguir para realizar uma boa análise de SEO em seu site. Continue lendo!
Conte com a ajuda de ferramentas
Você não precisa fazer a sua análise de SEO manualmente. Algumas ferramentas são capazes de ajudar nesse trabalho — é o caso, por exemplo, do SEMRush, BuzzSumo, Ahrefs e Serpstat.
Analise as palavras-chave usadas
Otimizar cada página do seu site para a palavra-chave mais relevante é essencial para obter bons resultados. Confira, portanto, se todas têm uma e se ela aparece um bom número de vezes no conteúdo. Certifique-se também de que essa palavra-chave tenha a ver com o seu negócio.
Cheque a qualidade das suas URLs
O endereço do seu site é um elemento importante de SEO — se ele contém símbolos e códigos demais, por exemplo, pode ser penalizado pelo Google. Além de se preocupar com isso, evite trocar de domínio muitas vezes, já que isso zera a sua reputação junto aos buscadores.
Ajuste suas tags de título e descrição
Toda página do seu site tem uma tag especial, que define o título e a descrição que aparecem nos resultados dos sites de buscas. Assim, é bem estratégico escrever seus textos nelas, em vez de deixar o sistema apenas puxar o trecho inicial. Certifique-se também de usar a palavra-chave adequada nesses campos.
Faça link building
A força dos links que o seu site conquista são essenciais para ele ganhar reputação junto ao algoritmo do Google. Então, deve fazer parte do seu plano conquistar vínculos em outras páginas.
Isso requer um certo planejamento, já que não é algo simples de conseguir. Quer uma dica? Você pode experimentar oferecer o seu conteúdo em formato de guest post para parceiros, fazendo links de volta para o seu site.
Elimine links quebrados
Links com problemas podem danificar a sua posição no ranking, além de prejudicar a experiência dos seus visitantes. Para ajudar nesse trabalho, você pode usar algumas ferramentas, como o Broken Link Checker e o Dead Link Checker.
Melhore a experiência do usuário
Nem tudo relacionado ao SEO tem a ver com palavras-chave e configurar tags. Na verdade, o Google e os demais sites de buscas priorizam a experiência do usuário ao posicionar os resultados de pesquisas.
Portanto, certifique-se de contar com um layout fácil de entender, recursos otimizados (que tragam velocidade) e um design responsivo, que funcione em qualquer tipo de aparelho.
Aumente a qualidade do conteúdo
Deve ser sempre o seu objetivo satisfazer as necessidades de quem visita o seu site. Isso servirá como um sinal para o Google de que o seu conteúdo tem qualidade e a sua posição no ranking subirá. Nesse sentido, leve em conta a palavra-chave que está sendo otimizada e tente entender as intenções de quem busca por esses termos no Google.
Enfim, agora você já tem um guia completo para garantir uma boa análise de SEO em seu site e alavancar a sua visibilidade com a ajuda dos buscadores. Lembre-se de fazer esse levantamento periodicamente — afinal, essa é a melhor forma de diminuir possíveis falhas.
E aí, gostou do post? Então, entre em contato conosco e conte com a parceira certa para melhorar os seus resultados de marketing!