Você já deve ter se perguntado, algumas vezes, sobre qual estratégia é mais vantajosa: marketing offline ou online? Essa é uma dúvida bastante comum e — já adiantando — não existe uma resposta certa. Tudo vai depender do momento do seu negócio e de seus objetivos.
Até certo tempo atrás, o marketing digital ainda não era uma realidade e só tínhamos à disposição as mídias tradicionais. Assim que a internet conseguiu chegar na maior parte do país e os dispositivos eletrônicos se tornaram acessíveis, as empresas tiveram que correr atrás para se atualizarem sobre essa nova modalidade. Portanto, dá para entender por que esse debate ainda é tão frequente nos dias de hoje.
Quer conhecer as diferenças entre o marketing offline e online, e em quais situações cada um deve ser utilizado? Continue a leitura e confira!
Quais as diferenças entre o marketing offline e online?
Alcance
Mesmo com a popularização dos smartphones e planos de internet acessíveis, as mídias tradicionais, como a TV e o rádio, ainda conseguem chegar em mais lugares. Quando uma organização precisa soltar um comunicado geral, por exemplo, o meio offline se mostra a melhor opção. No entanto, para atingir um público específico, as mídias digitais saem na frente.
Investimento
As ferramentas online de anúncios, como o Google AdWords e Facebook Ads, permitem que você defina o orçamento da campanha. Seja você um proprietário de uma micro ou grande empresa, é possível investir no marketing digital sem comprometer a sua verba. Nas mídias offline, essa flexibilidade é menor.
Mensuração
Nos meios offline, costuma-se medir a eficácia de um anúncio por meio das tiragens nas mídias impressas, Ibope dos programas de TV, localização de um outdoor, entre outras métricas. Já nos canais online, é possível saber exatamente quantas pessoas foram impactadas por um anúncio e quantas se interessaram e clicaram. Logo, a precisão é maior.
Quando utilizar o marketing offline e o online?
Offline
É impossível escapar do marketing offline: a partir do momento em que você decide abrir um negócio, ele deve estar presente. Para definir as características do produto, os pontos de vendas e preços, é essencial ter um planejamento de marketing.
Quanto à divulgação, as mídias offline se mostram ideais para que a sua marca se torne bastante conhecida desde o início. Se você tem um negócio local e quer chamar muita gente para a inauguração, pode utilizar outdoors na região, distribuir panfletos ou, até mesmo, inserir um comercial na TV. A resposta por parte do público com essas ações costuma ser imediata.
Online
Agora, se você quer investir em estratégias que funcionem em longo prazo e que diminuam os custos das ações publicitárias gradualmente, o marketing digital é uma excelente opção. Por meio do inbound marketing, por exemplo, você atrai visitantes com seus conteúdos, desperta seus interesses e consegue convertê-los em leads e clientes.
As mídias online, como as redes sociais e e-mail, também são indicadas para fidelizar os consumidores. Com as trocas de mensagens que essas plataformas oferecem, você pode dar todo o suporte necessário ao público e criar conteúdos engajantes.
Tanto o marketing offline quanto o online devem fazer parte de sua estratégia. Mesmo que você os use em momentos diferentes, muitas vezes eles podem ser utilizados na mesma campanha para aumentar a sua eficácia. Dessa forma, você consegue aproveitar todas as vantagens oferecidas por ambas.
Agora que você já sabe a diferença entre essas modalidades e como elas se completam, leia nosso outro artigo e entenda como os 4Ps de Marketing se aplicam no Inbound Marketing.