fbpx

Marketing de proximidade: atraia quem está perto da sua empresa

Conforme a tecnologia evolui, cada vez mais conseguimos aproveitá-la para aprender mais sobre os hábitos e comportamentos do público, de modo a entregar experiências mais significativas a eles. Um exemplo disso é o marketing de proximidade.

Graças às capacidades do GPS de um smartphone, é possível impactar um público preciso, com mensagens promocionais que levam até o seu estabelecimento físico. O marketing de proximidade faz uso desse recurso para segmentar a audiência por geolocalização.

Trata-se de uma excelente forma de qualificar a sua audiência, impactando apenas quem teria mais chances de converter. É o caso, por exemplo, de alguém que esteja passando pelas imediações de um restaurante receber um cupom de desconto para almoçar lá.

Conheça, a seguir, as principais ações que você pode ativar em sua empresa com o marketing de proximidade. Boa leitura!

Check-ins

A maioria das redes sociais possibilita marcar um local em seus posts, como é o caso do Facebook e o Instagram. Isso faz com que mais gente fique sabendo da existência do seu estabelecimento.

Dessa forma, vale a pena estimular o check-in de quem frequenta o seu estabelecimento. Que tal oferecer algo em retorno, como uma sobremesa ou cupom de desconto para a próxima visita?

Google Meu Negócio

Essa é a plataforma do Google que controla as caixas de informações de estabelecimentos que aparecem nas páginas de resultados do buscador. Ao fazer o seu cadastro nela, você poderá gerenciar seus dados para que sempre estejam atualizados e possam atrair visitantes.

Um dos diferenciais do Google Meu Negócio está na seção de avaliações. O público poderá deixar elogios e críticas, aos quais você pode responder como representante da empresa.

Wi-Fi

Quem não gosta de depender da rede de dados convencional está sempre em busca de um Wi-Fi aberto para poder acessar a internet livremente. Se você oferece essa tecnologia em seu estabelecimento, pode fazer dele um autêntico canal de marketing de proximidade.

Por exemplo, é possível condicionar o acesso ao Wi-Fi a um cadastro, permitindo assim obter o e-mail do seu visitante para impactá-lo com ações futuras. Outra opção é pedir que compartilhem o seu negócio com os amigos em troca de um período de acesso.

Beacons

Também chamados de iBeacons, esses chips inteligentes são instalados em estabelecimentos físicos para emitir sinais para aparelhos capazes de se conectar com eles por meio do Bluetooth.

A principal utilidade dos beacons é poder impactar quem está na sua loja ou nas imediações com mensagens promocionais segmentadas. Quem está tão perto pode ser convencido a entrar com algum atrativo exclusivo daquele momento.

Site personalizado

Graças às possibilidades da geolocalização, você pode ter versões diferentes do seu site para o público, dependendo da localização dele. Isso permite desenvolver ações de marketing de proximidade.

Por exemplo, você pode ter um site especial para quem está dentro do seu estabelecimento, com ofertas segmentadas, e outro para quem está fora. Vale a pena avaliar quais abordagens fazem mais sentido para o seu negócio.

O que achou das possibilidades do marketing de proximidade? Como se trata de uma ideia dependente do progresso tecnológico, a tendência é que ela se desenvolva cada vez mais. Fique de olho e comece a elaborar a sua estratégia para aproveitar os benefícios desse recurso.

Curtiu este artigo? Então compartilhe o post nas suas redes sociais para que os seus amigos também aproveitem essas informações.

Mais posts