A rede social liberou recurso que possibilita vendas de produtos dentro do aplicativo.
Nesta terça feira (20), o Instagram liberou no Brasil e em mais sete países (Austrália, Canadá, França, Itália, Espanha e Reino Unido) seu recurso de compras online diretamente no aplicativo. O recurso já está disponível nos Estados Unidos desde o segundo semestre do ano passado.
Muitas marcas já utilizam a rede para divulgar produtos e serviços. De acordo com o próprio aplicativo, a ideia é permitir que as pessoas possam explorar, conhecer e comprar produtos das empresas de forma mais rápida. A ferramenta para vendas no instagram funciona como uma vitrine virtual.
Ao encontrar fotos que possuem o recurso ativado, o botão “Toque para ver os produtos” é mostrado e os nomes e valores de cada produto são disponibilizados. Escolhendo o produto, ainda dentro do aplicativo, o cliente é direcionado para uma página explicativa com mais informações sobre ele. O botão “compre agora” faz o direcionamento para o site da marca, facilitando o processo para a marca e para o cliente.
O recurso foi liberado no Brasil após uma etapa de testes em duas lojas – a Nama, pequena empresa especializada em objetos de decoração, e Amaro, e-commerce híbrido especializado em moda feminina.
Quem pode utilizar?
O recurso é gratuito e todos os perfis comerciais estão habilitados para utilizá-lo, desde que os produtos físicos estejam de acordo com as políticas comerciais da rede social. Para a aba de compras ser habilitada, é necessário criar nove publicações utilizando o recurso. Quando o recurso for habilitado, a aba “comprar” aparecerá no perfil da marca.
O próprio Instagram divulgou algumas dicas para quem quiser aproveitar o recurso da melhor forma possível:
– Postar fotos com diversos produtos: o engajamento e o interesse aumentam;
– Marcar os produtos corretamente: ao clicar, o usuário vê exatamente as informações sobre o item;
– Usar o Stories para anunciar que o recurso está disponível;
– Explorar formatos de posts diferenciados. A função também está disponível em posts de formato carrossel.
Como fazer?
Para habilitar a função de marcação de produtos no Instagram, siga esse checklist:
1: Tenha uma fanpage configurada no Gerenciador de Negócios
2: Sua conta no Instagram precisa ser comercial. Basta ir nas configurações do aplicativo para migrar (você precisará vincular o seu perfil a sua fanpage).
3: Em sua fanpage, habilite a função “Loja” e cadastre seus produtos.
4: Nas configurações do seu perfil verifique se a opção “Produtos” está habilitada para adicionar o catálogo de produtos vinculado ao perfil comercial. Normalmente o Instagram demora até uma semana para liberar a função.
5: Após liberação do Instagram a opção “Marcar produtos” estará disponível antes de compartilhar um post. Você poderá marcar 5 produtos por imagem ou 20 produtos em um post no formato carrossel. Para ativar a guia “Comprar” no feed, será necessário ter pelo menos 9 publicações com marcações de produtos no Instagram Shopping.
As publicações devem ser realizadas de forma orgânica. Após fazer a edição do post, toque em “Marcar produtos”, selecione os produtos para marcá-los e acrescente as informações de cada produto.
Cada produto deve ter descrição e valor, e é possível acrescentar fotos individuais do produto na página que o cliente será direcionado, afim de finalizar a compra.
Embora todo o processo de compra ainda não esteja dentro do aplicativo, essa funcionalidade promete aumentar significativamente as vendas do site das marcas. A marca norte-americana de roupas Lulus diz que o recurso foi responsável por 100 mil visitas ao e-commerce e 1.200 pedidos.
Animado para começar a utilizar esse recurso no seu e-commerce? Para ficar por dentro de outras novidades sobre marketing, aproveite para nos seguir nas redes sociais — estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn!