O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que tem como objetivo principal educar e nutrir leads. Por meio da disseminação de conteúdo relevante para seu público-alvo, as empresas não devem realizar apenas uma venda, mas manter um relacionamento entre o cliente e a marca.
Na era moderna, com clientes cada vez mais exigentes e informados, investir em uma correlação de benefícios mútuos tem se mostrado um dos métodos mais eficazes no crescimento de pequenas e médias empresas.
Justamente por lidar com o desenvolvimento de estratégias que visam construir uma relação baseada na confiança, o Inbound Marketing é considerado uma técnica de resultados a longo prazo. Quer saber mais sobre como usá-la para alcançar melhores resultados para sua empresa? Continue lendo!
1. Não invista apenas em ações de curto prazo
Utilizar apenas estratégias de curto prazo podem ser prejudiciais para sua empresa. Por mais que elas possam ser efetivas em retornar vendas em um pequeno espaço de tempo após a sua divulgação, muitas trabalham apenas com conteúdo promocional — sem a preocupação de manter uma comunicação clara e de fácil acesso para seus clientes, fortalecimento da imagem institucional e sem práticas de pós-venda.
O modelo ideal é montar um planejamento com as metas e objetivos desejados e trabalhar tanto ações de curto prazo quanto ações de longo prazo de forma complementar. Assim, é possível divulgar os produtos e serviços e, também, entregar conteúdo relevante que ajude a informar e sanar dúvidas do seu público-alvo.
2. Conheça seu público-alvo com o Inbound Marketing
Uma das perguntas que podem surgir é: “como criar um conteúdo que seja interessante e útil para meus leads e clientes?” Para o desenvolvimento desse conteúdo o Inbound Marketing utiliza o conceito de persona, que seria a construção de um arquétipo do cliente ideal, com o objetivo de entender e direcionar o que deverá ser produzido.
Por meio do Inbound Marketing você terá acesso a quais informações são de fato interessantes para o seu público. Com as métricas das ações, você poderá realizar alterações para que seja o mais aderente possível, impactando positivamente o cliente e a marca. Isso porque esses indicadores possibilita a descoberta de novas informações e a criação de estratégias fomentadas em dados reais, aumentando as chances de conversão!
3. Estruture o funil de conversão
O funil de vendas é um conjunto de etapas que possuem como objetivo direcionar a jornada de compra do usuário, desde o despertar do interesse até a decisão de efetivar uma compra. Com ele, é possível ter a visibilidade dos passos que o cliente percorre ao avançar ou regredir etapas.
As etapas do funil de conversão são: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Conhecer seus leads e ter um funil de conversão estruturado é o que possibilitará o planejamento de estratégias de marketing, qualificação dos clientes e otimização do trabalho da equipe de vendas, de forma que seus objetivos e metas sejam alcançados.
4. Garanta bom posicionamento na busca
O Inbound Marketing colabora para que o seu ranqueamento no Google e demais buscadores seja positivo. Um dos critérios do Google é autoridade. Com o Marketing de Conteúdo, ao criar um conteúdo — seja vídeo, texto, podcasts ou qualquer outro formato que é referência em determinado assunto e crie identificação com o público — terá impacto direto no seu posicionamento.
Com o Inbound, a sua empresa terá mais visibilidade e credibilidade não apenas para leads e clientes, mas também para a internet, que realizará um bom ranqueamento de forma orgânica, otimizando custos de divulgação!
Tem mais alguma dúvida sobre o Inbound Marketing? Qual é a sua experiência com essa área? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo!