Você já ouviu falar em geomarketing? É simples subentender o que isso significa: veicular suas mensagens baseando-se na localização em que o público se encontra. Com a evolução tecnológica, temos acesso a opções cada vez mais robustas para fazer isso.
Graças ao poder dos smartphones, a maioria das pessoas anda com um GPS no bolso que possibilita determinar a sua localização. Isso permite que as suas campanhas de marketing consigam impactar quem está perto de sua loja com uma oferta personalizada, aumentando consideravelmente suas chances de sucesso.
Achou essa ideia interessante? Veja a seguir 5 formas de usar o geomarketing na estratégia digital da sua marca!
1. Check-ins
A maioria das redes sociais possui um recurso de check-in que permite, essencialmente, marcar a sua presença em um local para seus amigos verem. Com o geomarketing, você pode aproveitar essa funcionalidade para impactar essas pessoas com ofertas e conteúdos personalizados.
Ao ficar de olho nos check-ins do seu negócio, você também ganha acesso a uma série de oportunidades de contatos com pessoas com potencial para fidelização ou que estejam precisando de atenção.
2. Notificações baseadas em locais
Com a popularização das notificações em navegadores de internet, você pode notificar de diversas formas quem opta por assinar suas atualizações. O geomarketing é possível em uma delas — na que se baseia na localização do usuário.
Dessa forma, você pode enviar notificações personalizadas para o seu público tendo o local dele como critério. Lembre-se de que isso somente se aplica a quem aceitou receber seus alertas.
3. Anúncios segmentados por região
Investir em anúncios digitais traz um excelente custo-benefício porque permite impactar apenas quem tem maiores chances de se tornar seu cliente, aumentando seu potencial de sucesso e diminuindo seus gastos. Isso também vale ao aplicar o geomarketing no trabalho com mídia.
Ao planejar anúncios em redes sociais ou no Google, você tem a opção de segmentar por local. Dessa forma, é possível criar peças específicas para cada região e aumentar seu potencial de sucesso.
4. Sites personalizados
Dependendo da área de atuação da sua empresa, pode ser interessante exibir uma versão diferente do site da sua empresa com base na localização do usuário. Isso é uma forma de geomarketing, já que oferece a oportunidade de personalizar a experiência do visitante baseando-se no local.
Para que a ideia dê certo, você precisa se certificar de que todas as versões do seu site satisfaçam as necessidades dos visitantes.
5. Geofencing
A ideia por trás do geofencing é capaz de turbinar o potencial do geomarketing. A tecnologia permite o envio de alertas personalizados para quem entra em determinada área, que pode ser uma região ou até mesmo a sua loja. Um dos principais atrativos do geofencing é que ele não necessita de aplicativos e é compatível com a maioria dos smartphones.
O geomarketing é uma prova de que a tecnologia se desenvolve a favor do marketing, mas somente traz benefícios se você souber como utilizá-la. Impactar as pessoas certas baseando-se na localização aumenta a relevância da sua mensagem e faz com que sua taxa de sucesso cresça. Então, aproveite esse recurso para alavancar os seus resultados!
O que achou do potencial do geomarketing? Conte para a gente nos comentários de que forma você pretende usar essa ideia em seu negócio.