Publicar um blogpost no seu site é diferente de fazê-lo em uma revista. Ao colocá-lo na internet, ele tem o potencial de durar para sempre, conseguindo sempre atrair novos públicos para a sua empresa. Essa é a proposta por trás do conceito de conteúdo evergreen.
O Google é o meio de entrada de visitantes para boa parte dos sites da internet. Se você tem algum conteúdo relacionado às buscas feitas pelos usuários, pode receber um bom volume de acessos com chances de se transformarem em visitantes fiéis.
Isso se torna ainda mais sustentável ao utilizar conteúdo evergreen. Esse conceito gira em torno de investir em um material que permanece relevante por mais tempo e, assim, pode continuar atraindo novos visitantes a longo prazo. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é um conteúdo evergreen?
Um conteúdo evergreen é um material que permanece relevante por bastante tempo. Por exemplo, um post no seu blog sobre a definição de um conceito dificilmente deixará de ser atual já que sempre haverá público buscando por esse termo no Google e desejando entender o que ele significa.
Desse modo, diferencia-se de um conteúdo que se refere a algum evento recente e logo deixará de ser relevante. Uma notícia factual, por exemplo, somente poderá gerar interesse na audiência por pouco tempo. Afinal, sites noticiosos costumam publicar um volume gigantesco de conteúdo diariamente.
Uma das maiores motivações para desenvolver conteúdo evergreen é que ele tem potencial para servir como portal de entrada para visitantes do seu site por tempo indeterminado. Ao investir mais nesse formato, você passa a contar com cada vez mais novas vias de captação de público que permanecem abertas a longo prazo.
Como criar conteúdo evergreen para o seu site?
Entenda o seu público-alvo
Nenhuma estratégia de conteúdo dá certo sem que exista uma boa compreensão do perfil da audiência. Procure entender quais são as necessidades e motivações do público-alvo do seu site e, principalmente, que tipo de material ele costuma procurar na internet.
A partir daí, você enxergará as pautas que poderão ser desenvolvidas como conteúdo evergreen na sua estratégia.
Desenvolva pautas evergreen
Ao entender as necessidades do seu público-alvo, o próximo passo envolve encontrar assuntos evergreen de acordo com elas. Paralelamente, é necessário ter cuidado para não pensar em pautas que percam a relevância rápido.
Isso pode ser difícil a princípio, mas fica mais fácil com a experiência. Procure sempre imaginar se o assunto escolhido continuaria sendo interessante meses e anos depois da publicação.
Crie um calendário de conteúdo
Ter um bom planejamento é fundamental para que a publicação de conteúdo evergreen no seu site seja eficaz. Para isso, vale a pena criar um calendário com as previsões das datas e horários em que cada post será feito.
Um dos principais motivos para fazer isso é o fato de o calendário ajudar você a se organizar no que diz respeito a quais pautas desenvolver e quando.
Observe seus números
Ao desenvolver seu conteúdo evergreen e publicá-lo, chega o momento de monitorar os resultados dele. Ao longo do tempo, analise se ele está conseguindo gerar um fluxo contínuo de acessos em vez de ter um único pico de interesse.
Entendendo o comportamento dos seus visitantes, a criação e a manutenção de conteúdo evergreen pode se tornar cada vez mais fácil. Portanto, fique de olho nas suas métricas para aprimorar ainda mais a sua abordagem.
O conteúdo evergreen é uma ferramenta muito poderosa que precisa fazer parte da estratégia do seu site. Se você quer atrair visitantes em um fluxo contínuo e, ao mesmo tempo, manter o nome da sua empresa relevante por mais tempo, basta empregar esse recurso.
Continue aprendendo mais a respeito de diversas outras técnicas de conteúdo. Veja aqui no blog quais são as 5 principais ferramentas de Inbound Marketing.