fbpx

Conheça as 5 fases mais importantes do crescimento de uma empresa

Conhecer as particularidades de cada uma das fases de crescimento de uma empresa é essencial para planejar o seu sucesso. Sem esse recurso, é como navegar sem um mapa. Assim como produtos, as empresas também têm ciclos de vida. Entender as particularidades de cada um desses estágios permite saber o que esperar de cada momento e o que priorizar ao buscar a evolução.

Ao pensar nas fases de crescimento de uma empresa, pense em uma escada. É preciso avançar cada degrau até a etapa na qual você deseja chegar. Além disso, cada um deles tem características de trabalho e exigências diferentes. Quer saber mais sobre isso? Então, veja a seguir quais são as 5 fases de crescimento de uma empresa!

1. Existência

A empresa está em seu início, portanto, ainda não tem processos formalizados e estabelecidos, além de não contar com um grande número de funcionários. Ela é administrada diretamente pelo empreendedor, que realiza diversas funções diferentes para manter a empresa funcionando. A palavra de ordem é sobreviver, divulgar a marca e crescer.

2. Sobrevivência

A partir desse estágio, a empresa já começa a adotar processos organizacionais mais eficazes e possui uma hierarquia consolidada. É quando se deixa de apagar incêndios no dia a dia para se atuar de forma mais coordenada. É nesse ponto em que também começam a surgir pequenas crises que requerem a boa administração de seus gestores. O empreendedor ainda tem um papel direto em cuidar de tudo isso, apesar de contar com um time para delegar.

3. Sucesso

O empreendedor já é capaz de deixar boa parte das funções nas mãos dos profissionais adequados em sua hierarquia. As atividades do dia a dia se tornam mais robustas por contarem com processos produtivos eficazes e consolidados. O quadro de funcionários também começa a crescer mais, sendo possível escolher profissionais cada vez mais qualificados. É comum que as equipes contem com gente de diversos níveis de senioridade.

4. Decolagem

Esse é o ponto no qual a empresa deixa de se preocupar em sobreviver ao dia a dia para se concentrar em caminhos inovadores, para seguir e crescer mais no futuro. O empreendedor lida, cada vez menos, com questões do dia a dia, ocupando-se em conquistar mais investimentos e parcerias estratégicas.

5. Maturidade

A fase da maturidade é onde todos querem chegar, mas isso não significa que carece de desafios. Agora, o foco maior está em permanecer relevante no mercado, por meio da reinvenção conforme o necessário. O foco está em aprimorar, cada vez mais, o seu retorno sobre investimentos e garantir um fluxo mais produtivo de entrada de clientes e negócios.

Ao conferir as características de cada uma das fases de crescimento de uma empresa, você já detectou em qual delas a sua se encontra? Lembre-se de que essa divisão pode variar, dependendo do mercado e demais particularidades. Concentre-se em desenvolver uma estratégia eficaz que traga crescimento e permaneça em pleno aprimoramento.

Aproveite mais conteúdo estratégico como esse enquanto estiver pelas redes sociais. Basta seguir os nossos perfis: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn!

Mais posts