Ter uma equipe de vendas capacitada para atender permite que a empresa melhore os índices de satisfação do cliente, a experiência de atendimento, entre outros ganhos. Mas saiba que treinar a equipe de vendas para trabalhar com o Inbound Marketing pode aumentar significativamente o faturamento.
A capacitação nesse sentido proporciona a união das técnicas de vendas e marketing, fazendo surgir um novo conceito que vai potencializar seus resultados: o vendarketing. Ele traz muito mais possibilidades para que sua empresa converta mais, pois favorece:
- a potencialização das vendas com implantação dos conceitos de marketing;
- o desenvolvimento de uma base de conhecimento sobre o assunto para os vendedores;
- e a identificação de oportunidades de serviços no ramo.
Quer saber como preparar o seu time? A gente vai lhe ajudar. Veja, neste conteúdo, como treinar a equipe de vendas para mandar bem com o Inbound Marketing.
Alinhe as duas equipes
Os vendedores precisam entender e dominar o assunto, e o Inbound Marketing contribui muito para isso. Então, incentive a equipe de vendas tanto a acompanhar o processo quanto a consumir o conteúdo produzido pelo marketing.
Da mesma forma, os profissionais do marketing precisam entender como servir a equipe de vendas com a quantidade certa de leads qualificados para a venda. Todos precisam estar em perfeito alinhamento para que toda a engrenagem se mantenha no ritmo certo. Assim, eles entenderão as etapas a seguir.
Ensine a equipe a qualificar leads
Esse é um passo muito importante no processo de vender. É essencial compreender em qual fase o lead está para, assim, prestar o atendimento adequado. O Inbound mostra que nem todas as pessoas que entram em contato com a sua marca farão uma aquisição, de fato. Então, ensine abordagens para cada situação.
Isso serve para aqueles casos em que o primeiro contato com o lead nem sempre termina em conversão. Nesse momento, se a equipe de vendas for treinada para essas situações, ela não o perderá. Os vendedores devem conhecer as abordagens para cada um de acordo com o seu scoring (sobre o qual falaremos logo mais).
Crie SLAs
A sigla significa Service Level Agreement ou, em português, Acordo de Nível de Serviço. Esse termo é usado para definir um fornecimento de certo serviço em uma data limite determinada.
Um exemplo de como funcionaria isso na prática do vendarketing é:
- SLA da equipe de marketing — fornecer 100 leads qualificados, com perfil de compra;
- SLA da equipe de vendas — contatar esse lead em um prazo máximo de uma hora, e não deve desistir da venda com menos de quatro tentativas.
Defina o lead scoring
Essa é uma classificação por meio da distribuição de pontos para cada lead. Por exemplo, se ele converteu mais vezes ou se tem mais poder de decisão sobre a compra. Ao realizar esse tipo de avaliação é possível definir quais leads serão os prioritários, quais precisariam de uma abordagem mais direta, e por aí vai.
Essa definição tem o poder de orientar melhor o vendedor e também de otimizar recursos. Inclusive, pode até ser feita uma divisão de equipes por perfil de atendimento.
Por fim, podemos concluir que a melhor estratégia capaz de alavancar as suas vendas é treinar a equipe de vendas para trabalhar com o Inbound, manter o alinhamento entre os dois setores e formar um time afiado de vendarketing.
Acha que nos esquecemos de algum ponto importante ou quer compartilhar a sua experiência com o vendarketing? Então chega mais e comenta aqui no post!