fbpx

Como produzir conteúdo em cada etapa da jornada do cliente?

A produção de conteúdo estratégico é o que move uma estratégia de marketing focada na jornada do cliente. Todo o intuito desse tipo de ação é agregar valor à vida de um potencial cliente, entregando um material de qualidade que o ajude a resolver os seus problemas. Isso faz com que a sua empresa passe a ser vista como uma parceira de credibilidade por ele.

A jornada de compra serve como um guia sobre quais ações planejar conforme o grau de interesse do público em sua solução. Por exemplo, não faz sentido vender seu produto abertamente para quem ainda não está disposto a fechar negócio.

Para essas pessoas, vale mais a pena solidificar o nome da sua empresa como autoridade até que, quando decidirem fazer uma compra, optem pelo seu produto.

O funil de vendas é um conceito criado tendo como base a jornada de compra. Ele ajuda a planejar os tipos de conteúdo que melhor funcionam, assim, você pode contar sempre com um fluxo produtivo de gente se qualificando para o último estágio.

O segredo do sucesso dessa ideia está em criar mecanismos para fazer essas transferências. Confira o restante do artigo para aprender mais sobre como é feito o relacionamento entre a jornada de compra e o conteúdo produzido!

Como produzir conteúdo em cada etapa da jornada do cliente?

A produção de conteúdo para a jornada de compra se fundamenta no modelo do funil de vendas. No topo, deve existir o esforço de atrair o maior número possível de público. A partir desse estágio, são implementados métodos para segmentar essa audiência e fazer com que as fatias mais qualificadas cheguem até o fundo. Lá, terão contato com conteúdo mais aprofundado e relacionado à sua solução.

Veja, a seguir, como produzir conteúdo em cada etapa da jornada do cliente:

Topo do funil

Melhores tipos de conteúdo: blog posts, posts em redes sociais e infográficos.

No topo do funil, o seu potencial cliente ainda está se familiarizando com o problema que a sua empresa pode solucionar. Para isso, você precisa oferecer a ele as respostas para as perguntas que ele está fazendo.

A forma ideal de fazer isso é oferecendo conteúdo de consumo rápido e fácil de entender. Não é o momento de aprofundar demais, já que você nem sabe se o problema dessa audiência é complexo.

Meio do funil

Melhores tipos de conteúdo: e-book, guias, tutoriais, vídeos informativos, webinars e whitepapers. A partir do meio do funil, a sua audiência já tem consciência de que tem um problema e está tentando solucioná-lo sozinha.

A forma que encontrou para fazer isso é procurar conteúdo especializado sobre o assunto na internet, e é nessa hora que a sua empresa entra como uma referência de autoridade. Você pode oferecer um material mais aprofundado, focado em ensinar seu público, mas ainda não é o momento de falar abertamente do seu produto.

Fundo do funil

Melhores tipos de conteúdo: páginas de produto, cases de sucesso, vídeos demonstrativos e trials (ou acesso guiado) da solução.

O público que chega até o fundo de funil está altamente qualificado e dentro do perfil que você tem de cliente ideal. Portanto, são pessoas para quem vale a pena apresentar a sua solução como caminho para a resolução dos problemas que vêm enfrentando. O momento é de comprovar a eficácia do produto, então os seus materiais precisam ter esse papel.

O uso do tipo de conteúdo certo para a jornada do cliente e o funil de vendas é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing. Não basta ter as melhores ferramentas e o maior investimento em mídia, já que um dos pontos mais importantes envolve a entrega de valor ao seu público-alvo.

Caso contrário, ele nem terá interesse em se engajar com a sua empresa. Elabore o seu planejamento e utilize as ideias acima para criar os materiais certos para cada etapa.

Vamos continuar falando sobre elementos essenciais para uma estratégia voltada a conversão. Conheça aqui no blog a importância das landing pages!

Mais posts