Não há como fugir: vivemos em um mundo conectado. Além de possibilitar inúmeros avanços na ciência, na educação e em praticamente todas as áreas da nossa vida, a tecnologia transformou, também, a forma de consumir.
Há alguns anos, a experiência de comprar envolvia sair de casa, muitas vezes, em uma busca cansativa — e cara — por algum item. Hoje, tudo o que o consumidor deseja e imagina está ao alcance de um clique.
Por isso, é fundamental manter um e-commerce ativo, eficiente e saber como gerar tráfego no site da sua empresa. E para ajudar você nessa tarefa de empresário digital de sucesso, listamos 4 dicas de consultoria SEO para otimizar e bombar as suas vendas online. Confira!
1. Conheça as técnicas de SEO
O Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) é um conjunto de técnicas para melhorar o rankeamento orgânico de sites, blogs e páginas na web. Em outras palavras, são técnicas que você aplica no seu e-commerce para que ele apareça de forma natural, sem pagar nada, entre os primeiros resultados de buscadores como Google e Bing.
Entre elas, podemos destacar o uso de uma boa palavra-chave, um conteúdo de qualidade, uma URL amigável, a organização dos títulos e a escaneabilidade do texto, entre outras.
Realmente são muitas as ferramentas de SEO para gerar mais tráfego no seu site. Vale a pena fazer uma parceria com uma empresa especializada em comunicação digital para ajudá-lo!
2. Aposte no marketing de conteúdo
Mas de nada adianta rankear muito bem o seu site e atrair o usuário se ele chegar lá e não encontrar o que procura. É por isso que é fundamental investir nessa estratégia, que é a base do Inbound Marketing.
Ao criar conteúdo relevante, atualizado e realmente interessante para a sua persona, você a atrai de uma forma mais natural e faz com que ela caminhe pelo funil de vendas até o ato da compra.
Mas você pode se perguntar: se o meu objetivo é vender o produto final, por que trabalhar o marketing de conteúdo? Simples: muitas vezes as pessoas estão navegando pela internet sem necessariamente querer comprar — estão apenas atrás de informação ou de solucionar uma dúvida, por exemplo.
E é aí que entra a sua estratégia, ajudando a persona para, em seguida, mostrar que o seu produto é tudo o que ela precisa!
3. Marque presença nas redes sociais
As redes sociais completam o terceiro pilar do Inbound Marketing e são indispensáveis para comunicar, vender e até receber um feedback do seu cliente. Tudo de forma muito rápida, como pede a internet.
Descubra onde está a sua persona (se no Facebook, no Instagram, no Youtube, etc.) e vá atrás dela, fazendo uma comunicação que a atraia, como anúncios de preços baixos, promoções para quem curtir uma foto ou página ou conteúdo para compartilhar. O que vale é chamar a atenção e guiar o internauta para o seu site.
Só tome cuidado em garantir a excelência do seu produto e serviço, pois as redes sociais são perigosas nas mãos de um cliente insatisfeito.
4. Faça campanhas de anúncios pagos
Além das publicações orgânicas, vale a pena investir em anúncios pagos, seja no Facebook, no Adwords e no Twitter, por exemplo, para ter um ótimo ROI (retorno sobre investimento) com o seu conteúdo.
Nessa estratégia, vale a pena seguir algumas orientações, como respeitar as políticas de publicidade de cada plataforma, deixar claro a sua oferta, atrair imediatamente a atenção do usuário (para não desperdiçar o seu investimento) e fazer testes para descobrir qual traz o melhor resultado.
Agora que você já sabe como gerar tráfego no site, pode começar a trabalhar rumo ao sucesso digital e aos lucros reais. Lembre-se sempre de analisar os resultados e avaliar as métricas para conferir o que está dando certo ou não. Afinal, uma das grandes vantagens da comunicação online é poder mudar os rumos da sua estratégia sem grandes gastos.
E para aprender ainda mais, siga a gente no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.