fbpx

Como fazer um estudo de cores para a criação de um logotipo?

Vários são os elementos que devem ser considerados durante a elaboração de um produto e na criação da identidade visual de uma marca. Um deles que não deve ser ignorado é a criação de um logotipo coerente com a marca e o produto, que tenha um design que potencialize o interesse de possíveis clientes. Para que isso aconteça, deve-se focar na utilização das cores corretas. Mas, afinal, quais são as melhores cores para logotipo?

Com o intuito de responder a essa questão, preparamos este post para você. Falaremos sobre o conceito de psicologia das cores e como ela pode ajudar a criar um logotipo adequado para o seu produto. Posteriormente, abordaremos sobre como realizar o estudo de cores. Por fim, falaremos sobre os principais critérios que você deve levar em consideração.

Saiba o conceito de psicologia das cores e o que ela representa no reconhecimento da marca pelos clientes

A psicologia das cores é uma corrente de estudo que buscar analisar como o cérebro humano identifica e transforma as cores em sensações para a nossa mente. A influência da utilização das cores pode ser observada em diversos campos, como na decoração de interiores, na publicidade, na moda e também na produção de logotipos.

Dessa forma, as cores levam determinadas sensações e estão carregadas de simbolismos. Por exemplo, você já deve ter percebido que as principais redes de fast food utilizam as cores vermelha e amarela, tanto em seus logos quanto em suas lojas físicas. Esse uso não se dá ao acaso, mas configura uma estratégia de estimular a fome nos clientes e de que o produto seja consumido de maneira rápida.

Cores mais calmas, como o azul e o verde, especialmente em tons pastéis, são utilizadas para transmitir uma sensação de calma e tranquilidade e por essa razão são muito utilizadas em ambientes como quarto de bebês e clínicas odontológicas.

Veja como realizar o estudo de cores para logotipo

Para realizar o estudo de cores, conheça o significado das principais cores e as suas utilizações mais comuns:

  • preto: poder;
  • branco: segurança;
  • dourado: elegância;
  • cinzento: discrição;
  • roxo: espiritualidade;
  • rosa: carinho;
  • azul: honestidade;
  • verde: equilíbrio;
  • amarelo: excitação;
  • laranja: otimismo.

A partir disso, é possível fazer a escolha das combinações mais utilizadas: azul e amarelo, vermelho e cinza ou verde e branco. Pense na combinação que mais tenha a ver com o seu negócio e com a filosofia da marca e do produto!

Conheça os principais critérios que você deve levar em consideração

Para escolher as cores inseridas no logotipo, é importante que você não deixe que seu gosto pessoal interfira no processo. Critérios objetivos devem ser levados em consideração, como a atividade da empresa que fabrica o produto e a sua própria natureza. Analise também o consumidor e busque fazer um logotipo com máxima coerência possível a esses critérios.

Sendo assim, as cores para logotipo devem ser muito bem pensadas e harmonizadas, seguindo critérios objetivos, como seguir a filosofia e natureza da empresa, além do entendimento do perfil do consumidor do produto. Apoie-se não em seu gosto pessoal, mas nas informações que a psicologia de cores tem apresentado ao longo dos últimos anos.

Agora que você já sabe como fazer um estudo de cores para logotipo, siga-nos em nossas redes sociais para receber em sua timeline mais conteúdos como este! Estamos no Twitter, no Instagram, no Facebook e no LinkedIn!

Mais posts