O e-mail marketing é uma ferramenta extremamente importante em estratégia de marketing digital. Quando bem aplicado, tem o poder de atrair a atenção, conquistar e levar o consumidor para o próximo estágio no funil de vendas.
Porém, muitas peças que circulam diariamente por milhões de e-mails não têm recebido a devida atenção de seus criadores — profissionais de marketing (ou não) que disparam seu conteúdo sem considerar o público, o objetivo, a frequência e outros detalhes. O resultado é transformar esse poderoso meio de comunicação em apenas mais um spam.
Para que isso não aconteça com a sua estratégia digital, vamos listar agora algumas dicas fundamentais que valorizarão o seu e-mail marketing, garantindo ótimas taxas de abertura, clique e conversão. Confira!
Cuidado com a frequência
A frequência é um dos principais pontos que transformam um conteúdo interessante em algo cansativo. Desse modo, deve-se tomar muito cuidado com a frequência em que os e-mails marketing são enviados.
Isso porque é preciso avaliar qual será uma boa quantidade de e-mails para que você não encha a caixa de entrada de seus contatos, mas também não seja esquecido.
Vale ressaltar que essa frequência ideal varia de empresa para empresa, dependendo de cada público, e a melhor forma de estabelecer o que funciona na sua estratégia é fazendo testes. Defina um período (7 dias, por exemplo), faça um disparo e perceba o comportamento do seu lead. A partir daí, envie mais ou menos e-mails e observe até chegar em uma resposta satisfatória.
Tenha um remetente real
Quando o seu e-mail marketing é enviado por uma pessoa real, com nome e endereço de e-mail de verdade, os usuários confiam mais no remetente e a taxa de abertura é maior.
Por isso, envie sempre as suas mensagens por um remetente como [email protected] e, claro, cuide para que o conteúdo seja criado como se você estivesse falando diretamente com o destinatário.
Ofereça benefícios
Os seus e-mails marketing serão muito mais bem-vindos se a pessoa que o recebe souber que receberá algo clicando ali. Dessa forma, ela efetivamente abre o e-mail, clica e caminha para se converter em um cliente, devido a fatores como interesse, fidelização e satisfação.
Ofereça, por exemplo, um desconto real e atrativo para um determinado segmento. Quando o usuário clicar no link, garanta que ele se sinta satisfeito e compensado, não uma vítima de propagandas enganosas.
Tais benefícios podem variar como frete grátis, um brinde, uma promoção especial ou outro mimo relacionado ao seu negócio.
Faça testes e monitore
Uma das grandes vantagens das estratégias digitais é que elas permitem um monitoramento constante das ações, viabilizam testes e permitem que tudo seja alterado, a qualquer momento.
Explore essas ferramentas e monitore a performance de cada e-mail marketing disparado, analisando o que deu certo e o que não trouxe o resultado esperado, fazendo os ajustes necessários.
E não se preocupe: assim como todos os profissionais que trabalham com e-mail marketing, você também vai errar. Pequenas falhas podem ser rapidamente consertadas e há sempre uma nova chance para reformular o conteúdo e otimizar a sua campanha digital. O importante é não acomodar-se!
Se você desenvolve e-mails marketing, compartilhe aqui nos comentários uma estratégia que utilizou na sua peça e trouxe bons resultados. Se é cliente, conte para nós um e-mail marketing que recebeu e achou incrível!