fbpx

Linguagem digital: como definir o tom de voz da marca na internet?

Com a popularização de uma série de novos canais de marketing na atualidade, fica mais do que clara a necessidade de adotar uma linguagem digital para a sua marca. Afinal, se ela quer aproveitar os benefícios de estar presente nas redes sociais, por exemplo, precisa ter uma personalidade adequada que seja percebida pelo seu público-alvo.

No entanto, não se trata de uma decisão fácil e rápida que você pode tomar sem pensar. É necessário considerar uma série de critérios ao planejar a forma como a sua empresa falará no ambiente digital. Afinal, uma escolha errada nesse tom de voz pode afastar potenciais clientes e danificar a imagem da marca. Você já pensou nisso?

Confira a seguir algumas dicas para definir a linguagem digital da sua marca na internet:

Conheça bem a sua própria marca

A definição de uma linguagem digital depende bastante do seu próprio entendimento sobre o que é a sua marca. Para isso, você pode se basear nos três Cs: cultura (os valores e os diferenciais da sua empresa em relação à concorrência), comunidade (as características mais marcantes do seu público-alvo) e conversação (de que forma a marca contribuirá para a discussão na internet). Tendo esses três pilares bem-definidos, você pode começar a trabalhar na sua linguagem digital.

Considere o perfil do seu público

A linguagem digital da sua empresa precisa ser capaz de gerar identificação junto ao público-alvo dela. Senão, a comunicação entre essas partes ficará impossível. Portanto, além de dedicar tempo a definir como será o tom de voz da sua marca, também é necessário ter um bom conhecimento sobre as expectativas e necessidades da sua audiência. Procure saber de que forma essas pessoas se comunicam e o que esperam das empresas com que interagem.

Crie um personagem

Você já ouviu falar no termo brand persona? É como pensar na sua empresa como se ela fosse uma pessoa. Isso ajuda a definir uma série de características da atuação dela, inclusive a linguagem digital. Leve em consideração tudo o que você aprendeu até agora sobre o perfil da sua empresa e da sua audiência e pense em um personagem que consiga representá-la. Dê um nome a ele, um gênero, uma idade e um background. A partir daí, fica mais fácil enxergar mais personalidade na sua marca.

Experimente diferentes abordagens

Não há problema se você não tiver completa segurança em relação à linguagem digital da sua marca logo de início. Felizmente, existem diversos mecanismos para realizar experimentos e definir quais os melhores caminhos a seguir. Por exemplo, você pode fazer testes A/B nas redes sociais ou em canais como e-mail marketing para decidir entre múltiplas abordagens possíveis. A partir dos seus resultados, basta escolher aquela que trouxer retornos superiores.

Pesquise o histórico da marca

As respostas para diversas perguntas sobre quais caminhos seguir no futuro da sua empresa pode estar no passado dela. Se você está na busca por inspiração para a linguagem digital dela, pode tentar resgatar peças publicitárias anteriores para contar com algumas pistas. Procure saber também a respeito dos resultados obtidos com essas campanhas antigas, para não correr o risco de se basear em uma que não teve sucesso.

Agora é com você: siga os passos acima e comece a definir a linguagem digital da sua empresa da maneira correta. Lembre-se de ficar de olho em seus resultados e nos feedbacks fornecidos pelos seus clientes para detectar possíveis problemas que necessitem de soluções.

O que achou dessas ideias para definir a linguagem digital da sua marca? Deixe a sua opinião nos comentários!

Mais posts