Uma estratégia de e-mail marketing é capaz de proporcionar excelentes resultados para empresas de diversos segmentos. Quem não tem um endereço de e-mail hoje em dia, certo? Além de contar com vasta audiência em potencial, esse meio possibilita alta liberdade a você para construir aquilo que a sua marca precisa.
Além disso, o e-mail marketing não é nada caro e tem inúmeras possibilidades que o tornam um dos métodos de comunicação com melhor custo-benefício no meio digital. Afinal, por meio dele, você pode se comunicar diretamente com o seu público, sem intermediários.
Para contar com uma estratégia de e-mail marketing que funciona, você precisa seguir estes passos:
Aprenda o suficiente sobre o seu público
Diversas decisões que serão tomadas durante o processo de criação da sua estratégia de e-mail marketing dependem de um bom conhecimento a respeito do perfil da sua audiência. Então, você não pode começar nada sem pesquisar a respeito das características dessas pessoas, especialmente as suas necessidades e motivações.
Use uma redação persuasiva
Depois de aprender sobre as motivações do seu público-alvo, fica mais fácil desenvolver uma redação que seja capaz de convencê-lo. Experimente utilizar um tom imperativo e de urgência, como se todas as ofertas fossem acabar logo. Lembre-se de deixar os assuntos dos seus e-mails bem atraentes, já que eles são responsáveis pelas suas aberturas.
Utilize um modelo apropriado
Uma das vantagens de trabalhar com uma estratégia de e-mail marketing é poder contar com uma série de formatos e modelos diferentes, que são capazes de se adaptar às suas necessidades. Portanto, certifique-se de utilizar um layout que apresenta o seu conteúdo da melhor forma e proporciona boa leitura em múltiplos formatos de tela.
Envie conteúdo segmentado
Quem disse que você precisa mandar o mesmo e-mail para toda a sua lista? Divida-a baseando-se em algum critério que faça sentido para os seus objetivos e comece a disparar conteúdo levando esses traços em conta. Os seus destinatários perceberão que o material é pensado especialmente para eles e terão uma maior identificação com ele.
Divulgue a sua newsletter em seus canais
Você precisa chamar as pessoas para se inscreverem em seus envios de e-mail marketing se você deseja que ele atinja um bom volume de público. Não se esqueça dessa importante etapa e utilize a força dos seus canais de marketing para potencializar suas inscrições. Você pode usar, por exemplo, os perfis da sua marca nas redes sociais ou o seu site para isso.
Agregue valor ao seu conteúdo
Todos os dias, as pessoas recebem inúmeros e-mails. Você precisa de formas para se destacar em meio a tanta concorrência, e a resposta para isso está no seu conteúdo. Para começar, ofereça algo de valor à sua audiência, que seja capaz de ajudá-la a melhorar sua vida ou trabalho. Depois, certifique-se de apresentar essa solução de forma clara no assunto e no corpo do e-mail.
Aprenda com suas métricas de performance
Nenhuma estratégia de e-mail marketing é definitiva e você precisa ter isso em mente ao trabalhar com esse meio. Depois de disparar os seus primeiros envios, fique de olho nos seus números e nos diagnósticos que eles apresentam. Procure aprender com as reações do seu público para construir e-mails cada vez melhores no futuro.
Uma estratégia de e-mail marketing pode ser muito vantajosa para os planos da sua empresa, mas é necessário trabalhar de forma organizada. Isso exige um plano de ação que considere os objetivos da sua marca e as ferramentas que você utilizará para atingi-los. Pense na frequência de envios, quais métricas apontarão seu sucesso e os diferentes segmentos de audiência que serão impactados. Vamos começar?
Aprenda mais formas de potencializar seu conteúdo no marketing digital. Veja no blog os motivos para adotar um calendário editorial em sua empresa.