fbpx

Black Hat SEO e SEO negativo: evite danos na sua presença online

Contar com uma boa estratégia de otimização de conteúdo é o melhor caminho para fazer com que as suas páginas apareçam mais nos sites de buscas e alcancem mais público. Contudo, por mais que existam formas legítimas de fazer isso, há também aquelas menos corretas, que integram o chamado Black Hat SEO.

O termo se refere às técnicas de otimização usadas para burlar o algoritmo de buscas do Google e demais sites de pesquisas. Basicamente, elas se fundamentam em aproveitar falhas do sistema para avançar consideravelmente rápido para posições melhores do ranking dos buscadores.

Trabalhar com isso pode ser extremamente prejudicial para o seu negócio. Afinal, o algoritmo dos sites de buscas se torna cada vez mais sofisticado, capaz de perceber essas técnicas. Na maioria das vezes, eles acabam penalizando quem as aplica.

No post de hoje, veremos quais são os principais malefícios que podem atingir o seu site se você trabalhar com o Black Hat SEO. Continue lendo para conferir!

Diminuição de posições no ranking

Quando o algoritmo do Google e dos demais sites de buscas percebe que uma página está tentando melhorar o próprio posicionamento com técnicas ilícitas, a reação é sempre direta: a perda de posições no ranking de buscas. A partir disso, trata-se de um efeito bola de neve: quanto mais traços de Black Hat SEO forem descobertos no seu site, pior ficará a sua posição na página de resultados de pesquisa.

Falta de indexação das páginas

Além de o site cair no ranking de buscas, outro efeito negativo do uso desse tipo de tática é a inclusão das páginas na lista negra do algoritmo. Ou seja, o seu conteúdo não será mais indexado. Isso é extremamente prejudicial para a sua otimização, já que as páginas deixarão de aparecer como sugestão nos resultados, e nenhuma atualização feita por você será considerada pelos mecanismos de pesquisa.

Queda no nível de confiança

Os principais sites de buscas, de modo geral, trabalham com um sistema de confiança baseado nas suas páginas e no domínio do site. Ao trabalhar com Black Hat SEO, esse nível de confiabilidade acaba caindo, algo que tem um efeito em todo o seu site. Algo especialmente prejudicial se o seu domínio compreende várias outras empresas ou negócios. Nesse sentido, um traço dessas técnicas em uma única página já pode comprometer todas as outras.

Aumento da vulnerabilidade do site a ataques

Várias dessas táticas fazem uso de scripts maliciosos que podem causar muita dor de cabeça para você e para a sua empresa, como o vazamento de dados e a vulnerabilidade do site para o ataque de hackers. Afinal, essas técnicas geralmente são desenvolvidas para servir de armadilha para quem busca resultados rápidos e fáceis ao trabalhar com otimização. Então, tome cuidado para não cair nelas!

Conforme já ficou bastante claro, o Black Hat SEO não deve fazer parte da sua estratégia. Em vez disso, prefira o outro lado da moeda, o White Hat SEO, que consiste em táticas lícitas e complacentes com o funcionamento correto do algoritmo dos sites de buscas.

Agora, se gostou deste artigo, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba todas as próximas novidades diretamente no seu e-mail!

Mais posts