fbpx

A evolução do marketing: o que mudou nos últimos 10 anos?

A transformação da tecnologia e do comportamento das pessoas causou uma série de mudanças nos últimos 10 anos. Como consequência, houve uma evolução do marketing, tornando-o bem diferente daquele que era feito no passado. Hoje em dia, novos conceitos e tendências trazem recursos inovadores e obrigatórios para se ter sucesso.

Para que você consiga planejar os rumos futuros da sua marca, é importante conhecer tudo o que há de novo nessa área. Certas ideias se transformam tão rapidamente que pode ficar difícil acompanhar tudo. Evite que a sua empresa seja ultrapassada por concorrentes mais alinhados à inovação e aproveite os recursos certos.

Que tal uma aula de História? Confira a seguir os principais acontecimentos da evolução do marketing nos últimos 10 anos:

Atuação das marcas nas redes sociais

Na década passada, era comum ver algumas empresas arriscando uma atuação no Orkut. Atualmente, boa parte das estratégias de marketing giram em torno das redes sociais e das possibilidades inovadoras trazidas por elas. Plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, entre outras, servem como meio para se comunicar com seu público.

Elas evoluíram bastante e, hoje, todas contam com sistemas de anúncios que possibilitam impactar segmentos altamente específicos da audiência. Você pode usar a visibilidade dessas redes sociais a seu favor para atingir apenas quem tem o perfil certo de cliente. Além de trazer resultados de maior qualidade, é uma tática com melhor custo-benefício.

Mobilidade e geolocalização

A popularização dos smartphones (que em sua maioria vêm equipados com GPS) fez com que um novo conceito surgisse: o geomarketing. Por meio dessa tecnologia, é possível impactar um público que está passando por determinada região ou mora em certo bairro, por exemplo. Trata-se de algo altamente valioso para estabelecimentos como lojas ou restaurantes.

O geomarketing se apoia no uso do GPS dos smartphones. Dá para usar esse recurso com uma série de plataformas, desde anúncios do Google até posts patrocinados nas redes sociais.

Automação de marketing e algoritmos

Para maximizar os seus resultados de marketing, diversas marcas passaram a contar com a ajuda de ferramentas inteligentes. Elas conseguem realizar uma série de tarefas repetitivas ao mesmo tempo em que liberam a equipe para se concentrar em atividades mais estratégicas, como as relacionadas ao planejamento.

A automação de marketing permite, por exemplo, enviar e-mails para seus clientes assim que eles realizam determinada ação em seu site. É possível mandar uma oferta personalizada para quem deixa sua loja sem comprar nada. Essa possibilidade seria impensável de fazer manualmente.

Inbound Marketing como ferramenta de atração

Mesmo com os recursos inovadores do marketing digital, ainda predominavam práticas tradicionais que consistiam em interromper o público para impactá-lo com mensagens publicitárias. Isso mudou com a popularização do Inbound Marketing, uma tática que consiste em disponibilizar conteúdo de qualidade para o público e fazê-lo vir até a sua marca. Com a construção de uma reputação por meio desse material, essas pessoas se sentem mais confortáveis para fechar negócio.

O Inbound Marketing funciona a partir do conceito do funil de vendas. Envolve planejar conteúdo para cada estágio de consideração do público-alvo em relação ao seu produto. Ou seja, quem ainda está longe de pensar em comprar de você não será bombardeado com mensagens publicitárias. Em vez disso, poderá descobrir um material interessante para consumir que ajuda em suas necessidades.

Big Data e o foco em diagnósticos estratégicos

A tecnologia também permitiu que tivéssemos acesso a um gigantesco volume de dados estratégicos sobre diversos assuntos. A tendência do Big Data diz respeito a acessar informações que nunca antes tivemos para que seja possível extrair diagnósticos valiosos para a sua estratégia.

Por exemplo, o marketing tem muito a ganhar ao saber a fundo sobre os interesses dos seus potenciais clientes. Você pode planejar ofertas cuidadosamente pensadas para cativar essas pessoas e fidelizá-las. Para ter bons resultados, o segredo está em saber quais dados aproveitar e como.

Esses são os principais pontos que marcaram os últimos anos da evolução do marketing. São novidades que trouxeram possibilidades altamente estratégicas para diversos segmentos e podem fazer maravilhas pelos seus retornos. Que tal implementar algumas delas em seu próximo planejamento?

Curtiu essa linha do tempo? Compartilhe o post nas suas redes sociais!

Mais posts