Você tem o hábito de monitorar o desempenho do site da sua empresa? Trata-se de algo essencial para ter certeza de que os seus objetivos estão sendo alcançados. Sem isso, você arrisca perder espaço para seus concorrentes.
Felizmente, é possível contar com a ajuda de diversas ferramentas gratuitas nessa missão. O ideal é que você conte com um “cinto de utilidades” com soluções de múltiplos tipos, focadas em avaliar vários aspectos do seu site. Dessa forma, você consegue alcançar excelência em todos eles.
A maioria dessas ferramentas tem planos pagos, mas podem ser utilizadas em uma versão gratuita para ajudar você a começar suas análises. Basta conhecer suas necessidades e escolher bem.
Conheça a seguir 5 ferramentas gratuitas para mensurar o desempenho do seu site!
1. Google Analytics
Não tem como falar de ferramentas para mensurar o desempenho do site sem mencionar o Google Analytics. Além de ser gratuito, é altamente flexível e consegue captar diversas informações.
Existem diferentes níveis de aprofundamento ao trabalhar com o Google Analytics. Você pode ficar apenas na superfície, analisando dados de tráfego e de perfil da audiência, ou se aprofundar para conferir indicadores de conversão e faturamento.
2. SEMrush
O desempenho de um site depende muito da otimização dele para mecanismos de buscas. Se as suas páginas aproveitam oportunidades de SEO, é possível aparecer em posições melhores nas páginas de resultados do Google.
A melhor forma de garantir isso é usar uma ferramenta como o SEMrush. Ele tem um plano pago, mas também pode ser usado gratuitamente para gerar relatórios mais simples sobre o seu tráfego e possíveis palavras-chaves para explorar.
3. Google PageSpeed Insights
Você sabia que um site lento pode ser altamente prejudicial para os seus negócios? Se uma página demora mais de 3 segundos para carregar, sua taxa de rejeição atinge 40%. Pense em quantas vendas você perde por conta disso.
Para evitar esse problema, é preciso otimizar os recursos do seu site. Use uma ferramenta como o Google PageSpeed Insights para saber quais áreas precisam de atenção e acesse dicas de como resolvê-las.
4. Bitly
O Bitly é um dos encurtadores de URL mais famosos do mundo, mas também serve como ferramenta para monitorar atividades no seu site. Se você utiliza o serviço para diminuir o tamanho dos links, vale a pena conhecer essa outra funcionalidade.
Cada link gerado por esse recurso pode ter seus dados de tráfego monitorados, permitindo entender o comportamento do seu público em relação a esse conteúdo. As informações aparecem divididas por data e hora.
5. SimilarWeb
A proposta do SimilarWeb é servir como um agregador de informações estratégicas para melhorar a performance do site da sua empresa. Mesmo em sua versão gratuita, ele conta com funcionalidades bastante atrativas.
Usando o SimilarWeb, você pode analisar seu tráfego, origens das visitas, palavras-chave mais estratégicas, entre outras funcionalidades. E o melhor: você pode fazer essa mesma análise em relação aos seus concorrentes.
Já decidiu quais dessas ferramentas você vai incluir no seu “cinto de utilidades”? Avaliar o desempenho do site da sua empresa é essencial para permanecer competitivo em seu mercado. Implemente os recursos certos para alavancar os seus retornos!
Curtiu essas dicas? Então, compartilhe o artigo nas suas redes sociais para que seus contatos também possam aproveitá-las.