Com a chegada de um novo ano, vem também aquela vontade de renovar. Em vez de pensar na lista de resoluções apenas para a vida pessoal, que tal dar a mesma atenção à sua estratégia de marketing? Afinal, algumas tendências de marketing têm tudo para revolucionar a área este ano.
O meio digital está em constante evolução, com novas tecnologias trazendo possibilidades inéditas quase todos os dias. Há cada vez mais ferramentas que permitem impactar o público-alvo certo com mensagens altamente estratégicas, algo decisivo para manter a sua taxa de conversão sempre crescendo.
Isso exige um olhar dedicado ao acompanhamento dessas tendências de marketing. Quando foi a última vez que você conseguiu parar na correria do dia a dia para ficar de olho nelas? Agir a tempo é essencial para evitar que os seus concorrentes tomem a dianteira.
Quer ajuda nisso? A seguir, reunimos 4 tendências de marketing que você não deve ignorar em 2019:
1. Uso de chatbots
Que tal contar com um vendedor que atua 24 horas por dia, 7 dias por semana e sempre traz as informações que o seu cliente em potencial deseja? Essa é a premissa básica por trás de um chatbot, que pode tanto servir para captar novos clientes quanto para atender bem quem já comprou de você.
Basta configurar esse chatbot para seguir um fluxo que faça sentido para as necessidades dos seus serviços. Eles serão capazes de minimizar o volume de demanda do seu departamento de atendimento, deixando-o livre para se dedicar a casos mais delicados que requerem atenção. O resultado dessa equação é um cliente mais satisfeito com a atenção recebida.
2. Foco no Big Data
Aprender mais sobre o comportamento e as preferências dos seus clientes é o caminho essencial para ter mais sucesso em suas iniciativas. Felizmente, a tecnologia já chegou em um estágio no qual é possível acumular um grande volume de dados sobre isso. Essa é a tendência por trás do Big Data.
Com ele, vem também um desafio: você precisa interpretar corretamente essas informações e extrair os diagnósticos corretos. Para isso, certifique-se de contar com uma solução de Big Data que consiga contemplar todos os aspectos do seu negócio e, claro, as interações dos seus clientes.
3. Personalização de conteúdo
Conteúdo de qualidade é a chave para conquistar a preferência do público-alvo das suas campanhas. No entanto, o resto do mercado já está fazendo isso, aumentando consideravelmente a concorrência pela atenção dessas pessoas. A saída está em personalizar esse conteúdo.
Para isso, leve em consideração as necessidades mais específicas do seu público. Desenvolva personas de nicho, com particularidades que ainda não sejam contempladas pelo mercado. Experimente produzir conteúdo cada vez mais personalizado e, depois, distribuí-lo para a audiência certa.
4. Jornadas de compra mais detalhadas
Conforme o comportamento do público se transforma, a forma como o marketing trabalha também precisa mudar. Uma das tendências de marketing para os próximos tempos está em tornar o seu modelo de jornada de compra muito mais detalhado do que é hoje.
Não pense mais em termos tão gerais e comece a se aprofundar no que acontece entre uma etapa e outra. Tente detectar quais são os principais gatilhos que levam o público a se aprofundar pelo funil de vendas e quais impedimentos podem surgir no meio do caminho.
Ficar de olho nas tendências de marketing é essencial para o sucesso das suas iniciativas. Isso serve tanto para se antecipar em relação aos seus concorrentes como também para impactar seu público de formas cada vez mais eficazes. Além disso, lembre-se de que deve haver um equilíbrio entre as suas abordagens no meio online e offline. Está na hora de ativar integrações inteligentes.
Acompanhe mais dicas estratégicas para renovar as suas campanhas neste ano. Basta se inscrever na nossa newsletter!