Até pouco tempo, as estratégias de comunicação e vendas utilizadas pelas empresas, independentemente de seu tamanho e segmento, baseavam-se nos 4 P’s do marketing: preço, produto, promoção e praça (ou ponto de venda). Os profissionais estudavam e criavam planejamentos inteiros focados nesses pontos, analisando bastante o mercado, porém interagindo pouco com o cliente.
Mas a tecnologia chegou, invadiu as casas e instalou-se no dia a dia do consumidor, criando novas experiências de consumo e obrigando as marcas a reverem a sua forma de interagir. O Inbound Marketing, agora, é uma ferramenta fundamental no processo de compra, que inclui etapas, como a atração, a conversão e a conquista.
Quer saber como aplicar essas novas estratégias ao seu planejamento? Continue acompanhando o nosso artigo!
Como adaptar o seu Mix de Marketing?
O novo consumidor não é mais um personagem passivo no processo de compra, que recebe uma pequena gama de produtos e serviços disponíveis e efetua a aquisição sem pensar muito.
Com muito acesso à informação, ele pesquisa incansavelmente antes de confirmar a compra: entende qual é o seu problema e a necessidade, busca a melhor solução, considera a opinião de outros usuários e só fecha o negócio quando todos os pontos estão esclarecidos.
Esse processo é definido como a jornada do consumidor e, desde o início, a sua marca precisa estar presente, acompanhando cada passo do seu cliente para cativá-lo e fazê-lo escolher você dentre as milhões de lojas virtuais concorrentes.
Para isso, baseie a sua estratégia nos principais pilares do Inbound Marketing:
- produção de conteúdo: muito aplicada em blogs, é a primeira etapa da jornada e atua informando o consumidor, ajudando a resolver o seu problema antes de apresentar o seu produto como solução;
- redes sociais: essenciais para interagir com o cliente, desde o momento da divulgação do seu produto ou promoção até o ato de venda e pós-venda;
- SEO: técnicas de otimização de busca fazem com que a sua empresa seja uma das primeiras (senão a primeira) a aparecer quando o usuário faz uma busca relacionada com o seu produto ou serviço em buscadores, como o Google. É como destacar o seu PDV no universo digital.
Quais as características de uma estratégia atual?
Atualmente, existem dois grandes desafios enfrentados pelos profissionais de Marketing. O primeiro é que os 4 P’s estão cada vez mais difíceis de serem planejados isoladamente: praça e o ponto de venda, agora, estão on-line e expandiram-se para além de qualquer limite, pois é possível vender para consumidores de várias localidades, ao mesmo tempo em que a sua concorrência também pode estar localizada em qualquer lugar do globo.
Além disso, o preço e a promoção são negociados diretamente com o cliente, além de serem oferecidos com grandes descontos por meio de parcerias com grupos de compras; e o produto pode ser uma experiência ou a geração de uma expectativa, por exemplo.
E é aí que entra a nossa próxima dificuldade: para cativar o cliente, é preciso fazer mais do que vender alguma coisa. As ações precisam engajar e comover, muitas vezes deixando a divulgação da marca e do produto em segundo plano — para isso, invista no storytelling, que tem se mostrado uma ferramenta poderosa!
Como o parceiro certo pode fazer a diferença?
Sim, são muitos os pontos a serem observados na sua estratégia de Inbound Marketing. Apesar de já ser muito aplicado nos Estados Unidos, aqui no Brasil, esse conceito ainda é recente e ter ao seu lado uma empresa especialista no assunto pode trazer segurança para os primeiros passos.
Vale a pena procurar uma agência parceira para ajudá-lo a melhorar a experiência e os resultados de suas novas ações aplicadas aos 4 P’s do marketing. Há bons profissionais no mercado com quem você pode contar.
E se você ainda tem dúvidas sobre como o marketing digital é capaz de aumentar as vendas, não deixe de conferir nosso artigo!