Não há como negar que a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. Muito além dos smartphones, os recursos tecnológicos disponíveis estão por toda parte, auxiliando nas atividades mais corriqueiras.
A tecnologia nas empresas também tem ganhado papel de destaque, afinal, por meio dela, é possível otimizar os processos, fazendo tudo acontecer de forma mais rápida e sem o risco de erro humano. Os setores que mais ganham com o uso da tecnologia dentro de uma organização são o de gestão, de marketing e comercial. Isso porque os softwares existentes auxiliam diretamente na administração dessas áreas.
Entretanto, quais são os problemas enfrentados com a falta de tecnologia nas empresas? Confira alguns deles agora mesmo!
1. Perda de tempo e de produtividade
Como dissemos, a tecnologia está aí para ajudar! E, na sua empresa, ela pode ser o diferencial competitivo que faltava para aumentar a produtividade.
Isso porque os recursos digitais podem agilizar o trabalho executado por um colaborador. Essa otimização pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, dos mais variados portes e segmentos.
É possível, por exemplo, controlar um estoque, gerenciar pagamentos e recebimentos, melhorar a logística e, até mesmo, facilitar processos de compra.
2. Custos maiores
Sem o apoio da tecnologia é inevitável que os custos fiquem maiores, afinal, será preciso despender mais tempo — e, consequentemente, dinheiro — na realização das atividades.
Em alguns casos, um software poderia realizar o trabalho de um colaborador, fazendo com que a empresa economize nos gastos salariais e benefícios. Além disso, ao agilizar o processo, evitam-se as temidas horas extras, que tanto custam às finanças das organizações.
Nesse sentido o investimento em tecnologia, em um primeiro momento, pode parecer alto, mas vale a pena quando analisadas as economias que ele traz em médio e longo prazo.
3. Falta de segurança
Todos concordam que dados vazados podem minar a competitividade de uma empresa. Assim, outro ponto importante que pode ser prejudicado pela falta de tecnologia nas empresas diz respeito à segurança. Atualmente, existem diversos meios de aumentar a proteção em uma organização em relação a:
- arquivos e documentos confidenciais;
- números;
- projetos futuros;
- acesso a determinados lugares físicos.
No mercado já é possível encontrar leitores de digitais e íris, dispositivos de reconhecimento de voz e tokens para aumentar a segurança de lugares e de dados. Basta procurar os recursos que mais atendem às suas necessidades.
4. Baixa vantagem competitiva
Todos os fatores citados resultam diretamente em baixa competitividade no mercado. Uma empresa que não investe em tecnologia pode ficar obsoleta rapidamente, perdendo clientes para a concorrência em uma velocidade impressionante.
Por isso, ter uma visão estratégica pode ajudar você a gerir o seu negócio de maneira mais eficaz e condizente com as exigências — tanto do mercado quanto dos consumidores. Afinal, o seu cliente também espera que a sua empresa seja inovadora, oferecendo produtos e serviços com modernidade e um atendimento mais atual e dinâmico.
Vale a pena começar analisando a estrutura física da organização, buscando soluções em:
- TI: que envolvem softwares, organização e proteção dos dados, conexão de qualidade e, até mesmo, profissionais atualizados;
- gestão: que envolve o cadastro e o controle de processos e produtos, e demais atividades burocráticas e tarefas repetitivas;
- administração: que envolve a organização de documentos e processos nos departamentos financeiro e jurídico;
- atendimento ao cliente: que envolve o contato por meio de novas tecnologias, garantindo respostas mais rápidas e completas.
Felizmente, a falta de tecnologia nas empresas é um problema que pode ser contornado de forma descomplicada. Basta que o gestor esteja atento às possibilidades do seu mercado e disposto a inovar. Com atitudes simples, os resultados chegarão rapidamente.
Quer começar agora mesmo? Entre em contato com a nossa equipe e conheça as ferramentas e soluções que temos para ajudar a sua empresa!